para-psb,-freixo-ja-tem-digital-do-pt.-rio-nao-interfere-em-pe,-dizem-socialistas

Para PSB, Freixo já tem digital do PT. Rio não interfere em PE, dizem socialistas

Em meio ao imbróglio vigente no Rio de Janeiro, onde o o deputado federal Alessandro Molon, do PSB, disputa com o presidente da Assembleia Legislativa daquele Estado, André Ceciliano, do PT, a vaga do Senado na chapa encabeçada por Marcelo Freixo, socialistas, nas coxias, afastam qualquer possibilidade de isso prejudicar o arranjo entre PT e PSB em Pernambuco.

“Não existe essa possibilidade”, assegura um graduado membro do PSB diante do zum-zum-zum instalado em torno do assunto. Nas hostes socialistas, prevalece o entendimento de que, pelo formato da construção em torno de Freixo, o PT não tem razões para querer retaliar o PSB. Primeiro, se sublinha, que o ingresso de Freixo se deu em prol da unidade no Rio e com a digital do ex-presidente Lula, o que faz alguns socialistas realçarem, até, nos bastidores, que Freixo é, praticamente, como se fosse do PT.

Lembram ainda que Lula logo declarou apoio a ele antes mesmo de fazer isso com outros pré-candidatos do PSB. E advertem que a articulação para ingresso de Freixo na legenda só foi adiante porque Molon, na condição de presidente do PSB do Rio de Janeiro, permitiu. Socialistas ponderam que ele poderia ter sido obstáculo a isso e não foi e argumentam que, em função disso, o PT poderia fazer o gesto e abrir mão de Ceciliano.

De outro lado, o PT não apoia o PSB no Rio Grande do Sul, nem em Santa Catarina, nem no Paraná e, sublinham fontes da legenda, em São Paulo, Márcio França retirou sua pré-candidatura ao Governo do Estado em prol de Fernando Haddad. Quando se suscita qualquer retaliação do PT ao PSB, socialistas afirmam que, se o PT não quiser estar com o PSB, poderia ficar sem o palanque do governador João Azevêdo, na Paraíba e, se pretender retaliar, no Espírito Santo, perderia o palanque de Renato Casgrande.

No Rio de Janeiro, o tema está nas mãos de Alessandro Molon, que preside a legenda. E o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, já verbalizou isso. Em outras palavras, ninguém vai retirar candidatura de Molon e socialistas, na esteira, não veem qualquer motivo para isso respingar em Pernambuco.

Mudança de data


Foi em função de logística de voos, dizem integrantes da Frente Popular, que agenda do ex-presidente Lula passou por mudança de datas nesta sexta-feira (15). No lugar de ele desembarcar no Estado no próximo dia 19 e fechar agenda no próximo dia 20, como originalmente planejado, agora, o roteiro está previsto para ocorrer entre os dias 20 e 21.

Desenlace > No dia 20, a agenda inclui Serra Talhada e Garanhuns e, no dia 21, o Recife, onde haverá, como antecipamos, grande ato no centro, já acordado entre Lula e a cúpula do PSB no Estado, para anúncio da chapa completa encabeçada por Danilo Cabral. A composição tem Teresa Leitão como pré-candidata ao Senado e passará a ter a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos na condição de pré-candidata a vice.

Bandeira… > No PT de Pernambuco, a paz instalada atualmente não tem passado batida. Há quem diga que é a primeira vez, depois de muitas campanhas, que o partido não se encontra com seus membros brigando entre si. Humberto Costa e Teresa Leitão, por exemplo, que já rivalizaram em muitas eleições, andam focados na mesma tarefa, de eleger Lula, podendo, inclusive, serem colegas no Senado em breve.

…branca > Há uma ala avaliando que a disputa contra o presidente Jair Bolsonaro fez com que divergências dentro do PT fossem colocadas em segundo plano, com as principais lideranças focadas nisso e em reforçar o palanque da Frente Popular. Outra ala atribui essa bandeira branca à saída da deputada Marília Arraes.

Veja também

Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo

About Redação

Veja também

Jaboatão: Em apenas 2 anos, Mano Medeiros supera antecessor Anderson Ferreira em entrega de obras

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Desde que assumiu a prefeitura de Jaboatão em …