reuniao-deve-ser-conclusiva-e-psb-pode-ficar-de-fora-da-federacao

Reunião deve ser conclusiva e PSB pode ficar de fora da federação

Ainda no lançamento da candidatura do deputado federal Danilo Cabral ao Governo de Pernambuco, no último dia 21 de fevereiro, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, à coluna, informara que o estatuto da federação estava para ser concluído na semana seguinte. Foi esse arco de regras que acabou gerando ruídos e alfinetadas entre PT e PSB.

Siqueira, naquele mesmo dia, adiantara que, concluído o estatuto, o PSB e os demais partidos decidiriam sobre federar ou não. “Até esse momento, não há problema intransponível. Porém, vamos avaliar isso lá na frente”, observara o dirigente nacional do PSB, fazendo referência à viabilidade do mecanismo, que faria os partidos caminharem juntos, inclusive no parlamento, por, no mínimo, quatro anos. De lá para cá, o cojunto de legendas envolvidas nesse debate, PT, PSB, PCdoB e PV, agendou uma reunião para a próxima quarta-feira (9).

Na pauta, a federação. O detalhe é que, dessa vez, o encontro, presencial (na sede do PSB) e virtual, pode vir a ser conclusivo. A pretensão do PCdoB é construir para que se bata o martelo. Sobre essa agenda, à coluna, Siqueira pontua: “A reunião é sobre o estatuto. Pode ser conclusiva, se for possível esgotar a duscussão de todos os pontos”.

Nas coxias do PSB, uma ala repisa que não se chegou a solução interna que viabilize a federação. Em outras siglas, se fala em “muitos impasses no PSB”. Diante das incertezas no PSB, o PT já decidiu que vai federar com PV e PCdoB, se for o caso, conforme o senador Humberto Costa adiantara à coluna, ainda na semana passada.

Fontes das siglas que já se entenderam sobre federar dizem assim: “A gente vai federar com quem topar”. Se o debate do estatuto já rendeu arestas e ruídos entre socialistas e petistas, as costuras nos estados também.

Em alguns, PT e PSB estarão, por exemplo, em palanques opostos, caso da Paraíba. Siqueira, à coluna, ainda durante o lançamento de Danilo, minimizara: “Lá (na Paraíba), não somos problema, somos solução. A federação é discussão paralela a isso. A discussão de Governo de Estado é uma coisa, a federação é outra. E, diferente do que diz a Imprensa, não há esses obstáculos que estão dizendo”. Com o prazo da janela partidária contando a partir de hoje, as legendas trabalham por um desfecho. A possibilidade de a federação não incluir o PSB, segundo admitem parlamentares da sigla, no entanto, não interfere na aliança nacional com Lula, que se dará em qualquer circunstância.

Ressaca de Carnaval


Em Pernambuco, os partidos de centro que têm nomes cotados para concorrerem ao Senado, não veem justificativa para o PSB negar-lhes a vaga. Integrantes dessas siglas, em conversas reservadas, pisam e repisam que o acordo do PT com o PSB é baseado na cessão do tempo de TV nacional do PSB para Lula em troca do apoio ao PSB em Pernambuco da forma como o PSB quiser. “O PT pode até ficar sem vaga na chapa”, comenta, à coluna, um parlamentar do centro atento às movimentações.

Resíduos… > Do dia 16 ao dia 18 deste mês, o Recife recebe a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos – CIRSOL. O evento gratuito vai reunir representantes do setor privado, público, organismos internacionais, acadêmicos e sociedade civil, em formato presencial e online. 

…sólidos > Serão 140 palestrantes de mais de 17 países e 21 instituições correalizadoras, que assinaram um memorando de entendimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Será a primeira conferência no Brasil desse porte sobre o tema. As inscrições podem ser feitas através do site www.cirsol.com.br.

Veja também

Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo

About Redação

Veja também

vacinacao-contra-gripe,-em-olinda,-e-ampliada-para-publico-acima-de-6-meses

Vacinação contra gripe, em Olinda, é ampliada para público acima de 6 meses

Imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, além de ponto especial no shopping …