Iniciativa prevê arrecadação de ração animal, campanha educativa e de conscientização em mercados e equipamentos públicos municipais e órgãos instalados na cidade, participação em feira pet, iluminação do Geraldão e ponte estaiada, dentre outras realizações. (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Visando estimular reflexões a respeito dos cuidados e de práticas de maus-tratos contra os animais, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA) programa, para este mês, uma série de ações de conscientização sobre os temas. Na agenda, a SEDA inaugura uma ação de arrecadação de ração e materiais de higiene para cães e gatos, promove uma campanha educativa e de conscientização em terminais integrados de ônibus, estações de metrô e locais de grande circulação de pessoas, visita mercados públicos para sensibilizar a população no assunto e participa de feira voltada para o universo pet, dentre outras iniciativas. Toda a programação ocorre dentro do Outubro Laranja, mês incluído no calendário oficial do município, desde 2017, e que promove a prevenção aos maus-tratos e o combate ao abandono de animais.
A programação começa já na quinta-feira (7), com o início de uma campanha de arrecadação de rações para cães e gatos e materiais de higiene. Até o dia 29 de outubro, quem tiver interesse em contribuir poderá fazer doações diretamente no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), situado no bairro do Cordeiro, e também na sede da SEDA, no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no bairro do Recife. O gesto de solidariedade pode ser feito diretamente na recepção do HVR ou gabinete da Secretaria, de segunda a sexta, das 7h às 18h, no hospital, e das 9h às 17h, na Secretaria. Com os alimentos coletados, o município vai criar o banco de rações e distribuirá, gratuitamente, os donativos a protetores, ativistas e entidades da causa animal da cidade. A ação busca incentivar uma ação solidária para ajudar os animais da cidade, sobretudo os abandonados e que necessitam de um lar.
A programação da SEDA segue ainda nesta semana com a participação na feira Petz Bazar. Entre os dias 7 a 10, tutores de animais poderão conferir palestras a respeito de práticas de maus-tratos, legislação animal, cuidados e prevenção a zoonoses – doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas -, dentre outras informações. O evento ocorre no estacionamento do Riomar Recife e conta com um estande da Secretaria Executiva, que fornecerá informações a respeito da entidade e do HVR, bem como ações de combate aos maus-tratos. Nos dias 7 e 8, os tutores poderão vacinar cães e gatos contra a raiva, das 14h às 17h. Em parceria com o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), as doses serão oferecidas gratuitamente, assim como o cartão de vacinação. Para ter acesso ao serviço, basta levar um documento oficial com foto e comprovante de residência e apresentar no estande da feira.
Para ampliar a divulgação a respeito da prevenção aos maus-tratos, a SEDA está fixando cartazes informativos em terminais integrados e em 10% da frota de ônibus. Os cartazes também serão afixados em estações de metrô, unidades dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), mercados públicos, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e Câmara Municipal do Recife, dentre outros órgãos e departamentos públicos. O objetivo é conscientizar o público que frequenta esses espaços, sobretudo o que utiliza o transporte coletivo, sobre a importância de combater essa prática delituosa. Todas as quartas-feiras desse mês, equipes da Secretaria Executiva também estarão presentes nos mercados municipais, a fim de esclarecer dúvidas e sensibilizar a população e comerciantes das regiões sobre o tema. Dentre os espaços a serem visitados estão os mercados de Afogados, Madalena, Cordeiro e outros.
Por fim, as ações do Outubro Laranja se materializam com a iluminação na cor laranja do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, localizado na Imbiribeira, assim como a ponte José de Alencar (ponte estaiada no Pina). As projeções ocorrerão entre os dias 17 a 23 de outubro, buscando chamar a atenção das pessoas que circulam pelos locais para sensibilizar sobre o tema.
Para o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, as ações do Outubro Laranja buscam levar informações para a população, combatendo essa prática configura como crime na legislação federal, podendo levar as pessoas à prisão, em caso de condenação, com penas que variam de dois a cinco anos de reclusão. “Queremos enfatizar a importância de que o crime de maus-tratos vai além de uma agressão aos animais, mas também o abandono, privação de alimento ou água, bem como a falta de cuidados e zelo com os bichinhos. Os nossos animais exigem respeito e pretendemos conscientizar a sociedade para esses fatos”, explica o gestor municipal.
Serviço:
Outubro Laranja
Feira Petz Bazar, entre os dias 7 a 10, com palestras e vacinação antirrábica, no Riomar Recife;
Campanha de arrecadação de rações e materiais para cães e gatos no HVR e na SEDA;
Fixação de cartazes de conscientização sobre o tema em terminais integrados de ônibus, estações de metrô, unidades do Compaz e demais equipamentos e órgãos públicos;
Visita a mercados públicos da cidade para sensibilização da população todas quartas em outubro;
Iluminação do Geraldão e da ponte estaiada, no Pina, entre os dias 17 a 23 de outubro.