vamos-olindar:-prefeitura-de-olinda-anuncia-plano-de-acoes-para-o-turismo

Vamos Olindar: Prefeitura de Olinda anuncia Plano de ações para o Turismo

Estratégia fomenta um dos setores mais impactados na pandemia da Covid-19

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 06/10/21 às 11:30

A Prefeitura de Olinda apresentou nesta quarta-feira (06.10) o plano de ações estratégicas para a retomada do turismo da cidade. Para atender a um dos setores mais afetados durante a pandemia da Covid-19, o Vamos Olindar reúne importantes iniciativas para que a beleza histórica da Cidade Patrimônio siga encantando olindenses e turistas do mundo todo. O anúncio foi realizado pelo prefeito, Professor Lupércio, no Palácio dos Governadores, sede do Executivo Municipal, no Varadouro.

Para essa retomada, a cidade já conquistou o selo Safe Travels. O reconhecimento é uma iniciativa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), que busca certificar os destinos que estão alinhados com as normas de segurança sanitárias como forma de estímulo à retomada do turismo global. Olinda foi a segunda cidade pernambucana a receber o reconhecimento.

O prefeito, Professor Lupércio, pontuou que mesmo diante de um quadro pandêmico que acomete sobretudo as prefeituras, a cidade de Olinda segue avançando. “Estamos apresentando um plano de ações para este novo momento do Turismo. O nosso Sítio Histórico é um dos locais mais visitados de Pernambuco e estamos investindo em iniciativas para fomentar ainda mais esse potencial que só nós temos”, afirmou. O gestor estava acompanhado pelo vice-prefeito, Márcio Botelho.

Para potencializar os serviços de turismo na cidade, a Prefeitura está oferecendo uma série de cursos profissionalizantes direcionados a profissionais da área. São capacitações como iluminação cênica, garçom, camareira, guia turístico e outros. As formações são desenvolvidas em parceria com o Senai, Senac e Paço do Frevo.

Privilegiando a experiência de quem vem visitar um dos cartões-postais mais charmosos do Brasil, o Alto da Sé passa a contar com o acesso de veículos bloqueado aos sábados e domingos, das 14h às 20h. Apenas moradores e operações de carga e descarga são permitidos.

Conhecer esse e outros legados do Sítio Histórico é fundamental para a preservação da cidade, por isso a Prefeitura vai investir em passeios para alunos da rede municipal, eventos e outras iniciativas neste sentido. O passeio com as jardineiras será retomado.

A Prefeitura vai investir na criação de um Núcleo Administrativo do Sítio Histórico. Composto por equipe de manutenção preventiva e corretiva, time de profissionais integrados nas áreas de segurança, limpeza, iluminação e manutenção de vias públicas. Com dedicação exclusiva para sanar as demandas do local.

A secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Gabriela Campello, explicou como será esse acompanhamento. “Vamos focar também em um trabalho preventivo. Diariamente será feito um relatório, para o monitoramento constante das intervenções que estão sendo feitas e de outras que precisarão ser implementadas”, disse a gestora.

O Núcleo Administrativo vai funcionar também com um Centro de Atendimento ao Morador, localizado na Casa do Turista, para receber solicitações e/ou denúncias. Os canais de atendimento ocorrerão via telefone e WhatsApp.

A Praça do Carmo já está recebendo intervenções que estão melhorando a experiência de quem faz uso do local. Como restauro do coreto, paisagismo, revitalização de brinquedos, bancos e equipamentos de exercícios. O espaço irá receber decoração com teto de sombrinhas de frevo na ponte e totens para recolhimento de fezes de animais. Além da colocação das pedras portuguesas das calçadas e a finalização da reforma do chafariz.

A requalificação dos equipamentos históricos é uma prioridade da Prefeitura de Olinda. Já foram realizadas intervenções do tipo nas bicas dos Quatro Cantos, Rosário e São Pedro, além do Cruzeiro do Alto da Sé. Também foi contemplado o chafariz da Dantas Barreto.

No momento, as obras avançam para a finalização da requalificação da igreja de São Pedro, com previsão de reabertura ao público em dezembro de 2021. A revitalização do Mercado da Ribeira encontra-se na etapa de captação de recursos.

A Prefeitura também investirá no fomento de roteiros turísticos, como um Religioso (Católico), Quilombo Xambá, Maracatu Leão Coroado e o do Jardim Botânico.

A concessão de um selo pela Prefeitura irá conferir ainda mais destaque para os estabelecimentos com personalidade jurídica que se dediquem à realização de atividade turística que permita conhecer e participar in loco da gastronomia, cultura e costumes característicos da localidade visitada.

FESTIVAIS

Criados pela atual gestão a partir de 2017, festivais já tradicionais e que movimentam a cultura e a economia da cidade serão retomados. Como o Festival Olinda dá Gosto, que vai ocorrer na primeira semana de novembro, e o Festival da Tapioca, que é inteiramente dedicado a uma iguaria tipicamente nossa.

About Redação

Check Also

olinda-comeca-a-distribuicao-de-kits-escolar-e-de-higiene-para-escolas-e-creches-da-rede-municipal-de-ensino

Olinda começa a distribuição de kits escolar e de higiene para escolas e creches da Rede Municipal de Ensino

O material escolar beneficiará 24 mil estudantes Publicado por: Redação Secom, em: 18/10/21 às 14:52 …

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: