Prefeitura do Recife recebe doação de cozinha industrial da empresa BAT Brasil

prefeitura-do-recife-recebe-doacao-de-cozinha-industrial-da-empresa-bat-brasil

Mais de cem acessórios e diversos equipamentos de cozinha industrial serão utilizados na implantação de um restaurante escola. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

A assistência a quem vive em situação de maior vulnerabilidade acaba de ganhar um reforço importante no Recife. Nesta sexta-feira (1º), a Prefeitura recebeu a doação de uma cozinha industrial completa da British American Tobacco (BAT) Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro. Os mais de cem equipamentos, que devem chegar à capital pernambucana até o fim do ano, serão recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas (SDSDHJPD) e servirão para reforçar o preparo de refeições para pessoas em situação de rua, por meio dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Abrigo Emergencial da Travessa do Gusmão. 

“A gente está recebendo a doação de uma cozinha industrial para a nossa cidade que, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, vai ser importantíssima para ampliar a nossa rede de produção de alimentos para doar para as pessoas em situação de rua”, disse João Campos. “Eu quero agradecer a iniciativa e dizer que esse gesto, que pode parecer simples, vai impactar milhares de famílias que receberão doação de alimentos prontos, feitos com muita dedicação e afinco pela prefeitura”, completou o prefeito.

“Quem tem a agradecer somos nós da BAT Brasil, por poder participar desse projeto. Quem sai ganhando somos nós, estar presente no Recife é uma honra. Precisamos fazer acontecer e garantir que mais projetos assim venham e essa parceria público privada aconteça com várias outras companhias”, defendeu Fabiano Machado, representante da BAT. 

Os equipamentos e acessórios da cozinha industrial chegarão ao Recife até o fim deste ano. Eles serão utilizados na implantação de um restaurante escola onde, atualmente, funciona uma cozinha gerenciada pela  SDSDHJPD, na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no bairro de Casa Amarela. Nessa cozinha, são preparadas pelo menos 150 refeições diárias, destinadas à população em situação de rua.

A doação foi concretizada por meio de articulação do deputado estadual Diogo Moraes. “Estamos muito felizes com essa interlocução, poder propiciar à cidade do Recife uma cozinha escola, que vai ampliar a oferta da cozinha popular do Recife. Estamos muito felizes de propiciar a doação a essa gestão extraordinária da Prefeitura do Recife”, disse o deputado.

O restaurante escola terá o objetivo de oferecer para a população capacitações gratuitas, através de parcerias com instituições de ensino. Dentre a doação de centenas de acessórios de cozinha, panelas, bowls, tabuleiros e bandejas, estão os seguintes equipamentos: 

2 módulos de self-service, 

2 geladeiras, 

2 fornos alemães, 

3 chapas industriais, 

3 refrigeradores,

2 pass-through,

1 descascador de batatas industrial,

1 fritadeira industrial,

1 batedeira industrial,

3 pias industriais, 

8 reservatórios em aço inox, 

1 fogão industrial, 

2 cafeteiras industriais, sendo um pequena e outra grande, 

1 fogão do tipo panela de ebulição, 

4 refresqueiras de 15 litros cada.