Crédito, Governo de Uttarakhand

Legenda da foto,

Grupo estava preso no túnel desde 12 de novembro

Todos os 41 trabalhadores que ficaram presos num túnel no norte da Índia após um deslizamento de terra em 12 de novembro foram resgatados nesta terça-feira (28/11).

Eles foram retirados um a um por meio de um tubo de 90 cm de diâmetro, que foi inserido nos escombros do túnel, que desabou no Estado de Uttarakhand.

Um especialista em túneis diz que a equipe de resgate conseguiu chegar ao grupo às 19h05 no horário local (10h35 no horário de Brasília).

Depois de repetidos reveses no esforço de resgate nos últimos dias, um grupo de mineradores que chegou na segunda-feira da capital Délhi se tornaram os heróis do dia.

Eles perfuraram os últimos metros de detritos com suas máquinas manuais.

A maioria dos homens resgatados tem cerca de 20 anos e goza de boa saúde após 17 dias presos dentro do túnel desabado. Eles sorriam enquanto caminhavam livres e abraçavam as autoridades locais e as equipes de resgate.

No entanto, eles seriam levados a um hospital próximo para uma avaliação médica mais completa.

O resgate foi dificultado pela necessidade de cortar barras de metal – e o avanço dos trabalhos também foi retardado por causa do solo solto e de rochas duras.

As autoridades vinham fornecendo oxigênio, comida e água aos homens através de um tubo estreito separado.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, elogiou as equipes de resgate e os homens salvos.

Em uma declaração no X (antigo Twitter), ele escreveu: “O sucesso da operação de resgate dos nossos irmãos trabalhadores em Uttarkashi está deixando todos emocionados.”

“Quero dizer aos amigos que ficaram presos no túnel que sua coragem e paciência estão inspirando a todos. Desejo a todos tudo de bom e muita saúde.”

Legenda da foto,

Local do túnel onde houve desabamento na Índia

O post continua:

“Também saúdo o espírito de todas as pessoas associadas a essa operação de resgate. A sua bravura e determinação deram nova vida aos nossos irmãos trabalhadores. Todos os envolvidos nessa missão deram um exemplo incrível de humanidade e trabalho em equipe.”

O resgate envolveu agências governamentais estaduais e nacionais, o Exército indiano, várias organizações e especialistas em túneis “de renome mundial”, segundo o governo indiano.

A operação começou assim que se espalhou a informação sobre o deslizamento de terra no dia 12 de novembro.

O trabalho de perfuração vertical atingiu 50 metros.