recife-inicia-vacinacao-de-pessoas-de-9-a-19-anos-contra-o-hpv

Recife inicia vacinação de pessoas de 9 a 19 anos contra o HPV

Ampliação do público-alvo, que antes dos 9 aos 14 anos, visa facilitar a adesão e aumentar a cobertura vacinal, contribuindo para a prevenção do câncer de colo do útero e outras doenças associadas. Outra mudança é que agora é dose única (Foto: Ivison Gambarra)

A Secretaria de Saúde do Recife, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Saúde, implementou uma nova estratégia para a vacinação contra o HPV. A partir desta segunda-feira (22/04), o público-alvo será expandido para pessoas da faixa etária dos 9 aos 19 anos (antes, era dos 9 aos 14 anos), e o esquema vacinal consiste em uma única dose, substituindo o antigo modelo de duas aplicações. Essas medidas foram tomadas para tornar a adesão à vacinação mais acessível e para ampliar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras enfermidades ligadas ao HPV. O imunizante está disponível nas 170 salas de vacinação do Recife e também nos quatro shopping centers da cidade (RioMar, Tacaruna, Recife e Boa Vista), além do Centro Médico José Ermírio de Moraes, em Casa Forte.

“O principal objetivo é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, visando eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública. A recomendação da dose única foi respaldada por estudos com evidências robustas sobre sua eficácia em comparação com esquemas de duas ou três doses. Além disso, o novo esquema segue as diretrizes mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)”, destaca a gerente do programa de imunização do Recife, Nádia Carneiro.

O público-alvo inclui meninas e meninos de 9 a 19 anos, com o objetivo de protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas também são contempladas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos. “A vacina quadrivalente disponível no SUS protege contra quatro tipos de vírus associados a diferentes condições, como condilomas acuminados (conhecidos como verruga genital) e câncer de colo do útero”, completa a gerente.

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO – Anualmente, são registrados cerca de 570 mil novos casos de câncer do colo do útero no mundo, associados ao vírus HPV. No Brasil, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, sendo a vacinação essencial para sua prevenção.  A estimativa para o triênio 2023-2025 aponta para 770 novos casos em Pernambuco, sendo 170 diagnosticados na cidade de Recife (INCA, 2022). A vacina HPV quadrivalente, incorporada em 2014 no Calendário Nacional de Vacinação, protege contra os tipos virais mais comuns do HPV.

ORIENTAÇÕES – Ao se deslocar para um posto de vacinação mais próximo, a população deve levar documento com foto (informando o CPF) e, se tiver, caderneta de vacinação. No caso de menores de idade, devem estar acompanhados de pais e responsáveis.

Os grupos contemplados:

– Adolescentes de 9 a 19 anos: dose única;

– Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR): 03 doses (0-2-6 meses);

– Pessoas em condições clínicas especiais (como HIV/AIDS, transplantados e imunossuprimidos): 03 doses (0-2-6 meses);

– Vítimas de violência sexual: de 09 a 14 anos: 02 doses (0-6 meses), de 15 a 45 anos: 03 doses (0-2-6 meses);

– Vítimas de violência sexual com condições clínicas especiais: 03 doses (0-2-6 meses).

About Redação

Veja também

teatro-de-santa-isabel-celebra-174-anos-com-shows-gratuitos-neste-fim-de-semana

Teatro de Santa Isabel celebra 174 anos com shows gratuitos neste fim de semana

Sábado e domingo (duas 18 e 19), às 20h e 17h, respectivamente, um dos mais …