protecao-do-manguezal:-mppe-recomenda-a-pcr-mapear-area-no-bairro-de-afogados-e-coibir-construcoes-irregulares

Proteção do manguezal: MPPE recomenda à PCR mapear área no bairro de Afogados e coibir construções irregulares

  • Início


     

  • Comunicação


     

  • Notícias


     


  • Proteção do manguezal: MPPE recomenda à PCR mapear área no bairro de Afogados e coibir construções irregulares

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 9

20/05/2022 – Após apurar a ocupação irregular de área de proteção permanente de manguezal às margens do rio Capibaribe no bairro de Afogados, no Recife, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e à Secretaria e Política Urbana e Licenciamento (Sepul) que realizem fiscalizações periódicas, no mínimo a cada três meses, a fim de coibir construções não autorizadas na localidade.

Na hipótese de serem identificadas irregularidades ambientais e/ou urbanísticas, a 12ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital recomendou ainda que o município adote as medidas administrativas ou judiciais pertinentes.

“Dada a sua importância ecológica e ambiental, o manguezal é classificado como área de preservação permanente no Código Florestal Brasileiro, gozando, portanto, de um regime de proteção especial. Ao município cabe fiscalizar e fazer cumprir o ordenamento urbano e controlar o uso do solo, inclusive com a demolição de construções clandestinas ou irregulares”, detalhou o promotor de Justiça Ivo Pereira de Lima, no texto da recomendação, publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (20).

Outra providência recomendada pelo Ministério Público é o mapeamento da área, com prazo de seis meses para o município concluir a identificação das construções consolidadas e novas dentro da área de preservação permanente e adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis para sanar as irregularidades.

As duas Secretarias têm um prazo de dez dias para informar se acatam ou não as medidas recomendadas.

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Mano Medeiros consegue junto ao Governo do Estado suspender a retirada de 79 famílias de terreno em Cavaleiro

Reintegração de Posse Suspensa: Prefeito e Governo do Estado Unem Esforços em Jaboatão dos Guararapes …