A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta quarta-feira (2), o Programa Jaboatão Conectado, com um investimento de R$77 milhões, voltado à inclusão digital e ao desenvolvimento das funções educacionais por meio da implantação da cultura tecnológica como auxiliar direto do processo de ensino e aprendizagem. O programa inclui a introdução da robótica no referencial curricular da rede municipal para os alunos do 1º ao 9º ano. Também haverá distribuição de tablets com internet para mais de 25 mil alunos do 6º ao 9º ano e notebooks a todos os professores, com pacote de dados móveis para acesso à internet pago pela Prefeitura.
O anúncio aconteceu durante a cerimônia de Abertura do Ano Letivo 2022, na Escola Municipal José Rodovalho. Por medida de segurança devido à nova variante do coronavírus, a ômicron, houve a entrega simbólica dos notebooks e tablets. O programa ainda prevê a instalação de laboratórios móveis em todas as unidades educacionais de ensino fundamental, no formato de armários, que, além do armazenamento, irão facilitar o transporte e a recarga dos tablets.
“O programa Jaboatão Conectado é mais uma importante iniciativa da nossa gestão para garantir aos estudantes e professores da rede municipal acesso a ferramentas e conteúdos que dialogam com o mundo tecnológico e abrem portas para a construção de um futuro melhor. Estamos injetando R$77 milhões para avançar ainda mais a educação do Jaboatão, que é referência mundial. É através da educação que construímos um Jaboatão mais digno. Por isso trabalhamos para que a nossa cidade se mantenha superando os índices positivos e continue sendo um exemplo para Pernambuco”, disse o prefeito Anderson Ferreira.
A introdução da robótica no referencial curricular dos estudantes é um dos pilares do Jaboatão Conectado, por meio do qual serão adquiridos serviços e equipamentos que darão suporte à implementação do programa nas unidades educacionais do município. Coordenadores e professores já estão recebendo as devidas orientações na Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação.
As aulas remotas na rede municipal do Jaboatão terão início na próxima segunda-feira (7), através da TV Escola e na Internet. A decisão foi tomada devido ao aumento de casos da Covid-19 em crianças e para garantir que os estudantes a partir dos 5 anos de idade estejam vacinados. Nos meses de fevereiro e março, os alunos também receberão kits de atividades escolares para estudar em casa e kits de alimentos. A previsão para o retorno das aulas presenciais é no mês de abril. Nesse período, será feito o cadastro para agendamento da vacinação nas unidades escolares para as famílias que não possuírem computador, celular ou internet.
Você precisa fazer login para comentar.