A contenção, localizada na rua Padre Henrique, entre os bairros do Ibura e Barro, irá beneficiar cerca de 400 pessoas (Foto: Diego Nigro)
A Prefeitura do Recife, através da Ação Inverno 2024, está realizando um conjunto de intervenções em áreas de encostas na cidade. A barreira da rua Padre Henrique, entre os bairros do Ibura e Barro, é um exemplo delas. O local está recebendo investimentos na ordem de R$ 8,4 milhões que irão garantir a segurança de mais de 400 pessoas diretamente. Em visita à Vila dos Milagres, neste sábado (18), o prefeito João Campos marcou a ordem de serviço para início da obra de contenção. A contenção, que está sendo realizada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), será concluída em aproximadamente 12 meses.
“Eu lembro que, em 2022, visitando as encostas que tinham sido afetadas pelas chuvas, as áreas mais alagadas e os abrigos da cidade, lembro que aqui foi um dos pontos mais críticos. Por ser uma área de encosta muito grande, com o tempo ela foi se aproximando das casas, tornando-se um cenário de risco e, com toda certeza, precisávamos fazer essa obra. Hoje, estamos com a empresa já contratada, o projeto feito e a licitação concluída para que possamos fazer essa obra. E quero agradecer também toda equipe técnica que conseguiu transformar esse sonho em realidade”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
Na parte de drenagem, prevista no projeto, estão sendo colocados 348 metros de canaletas e uma galeria de 34 metros. Na proteção do talude, estão sendo usados biomanta vegetal (701m2); hidrossemeadura (701m2) e concreto projetado (1.788 m2). No muro de arrimo o projeto prevê 1.705 m3 de volume de pedra rachão. Também serão assentados 137 metros de corrimãos e um piso de concreto de 457 m2, além de pavimentação de 290 m2. Na técnica que está sendo realizada pela URB há a execução de grampo para solo e grampo de sacrifício.
A Prefeitura do Recife vem fazendo a entrega de várias obras de contenção de encostas. Nos últimos três anos, foram concluídas 96 obras de encostas nos morros e estão sendo executadas mais 56 contenções na cidade. Além disso, a gestão municipal está investindo R$ 314,5 milhões na Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre os trabalhos, estão serviços de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.