ibura-recebe-mutirao-todos-pelo-recife

Ibura recebe mutirão Todos Pelo Recife

Ação, promovida pela Prefeitura, reuniu serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão de documentos, consultas, vacinas, orientações para empregabilidade, Procon, dentre outros (Foto: Wagner Ramos)

Moradores do bairro do Ibura e do entorno da localidade tiveram acesso a uma série de serviços municipais gratuitos neste sábado (18), com a quinta edição do mutirão Todos Pelo Recife, promovido pela Prefeitura. A ação ocorreu na creche-escola municipal do Ibura, situada na Avenida Expedicionário Francisco Vitoriano, 37, UR-10/Cohab. Durante a iniciativa, a população conseguiu realizar consultas médicas, emitir documentos, receber orientações para conquistar vagas de emprego, dentre outras oportunidades. Além disso, o governo municipal também executou melhorias e manutenção na infraestrutura do local através da Emlurb.

“Hoje está acontecendo, aqui, mais um mutirão Todos pelo Recife, lembrando que estamos fazendo essas ações por toda a cidade. Então, além das obras, do investimento em infraestrutura, é fundamental termos momentos como este, com serviços para poder atender as pessoas perto de casa. A gente sabe que muita coisa já funciona na rotina, no dia a dia, mas com isso conseguimos atender alguém que está esperando em alguma fila e que não precisa se deslocar para outro ponto da cidade. Essa ação é muito importante e, em um dia como esse, cerca de 2,5 mil pessoas são atendidas diretamente pela Prefeitura”, comentou o prefeito João Campos.

A dona de casa, Aparecida da Silva, 65 anos, moradora do UR 5, esteve no mutirão à procura dos serviços de saúde. “Soube dessa ação e me interessei pelos atendimentos que seriam oferecidos. Estou há muito tempo sem fazer exames e hoje vou realizar uma mamografia. Foi tudo muito rápido. Passei por uma triagem e logo fui encaminhada para a realização do exame. Estou achando ótimo ter essa oportunidade tão perto de casa. Hoje, vamos aproveitar”, disse.

Além do mamógrafo móvel para a realização dos exames, a população recebeu consultas médicas nas especialidades de Clínica-Geral, Oftalmologia e Dermatologia. Também estavam disponíveis testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacinação, orientações para saúde bucal, acesso a medicamentos com orientação médica e avaliação física e nutricional.

Interessada na atualização do  Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, Joelma Ferreira de Araújo, 36 anos, também moradora do bairro, chegou ao mutirão logo cedo. “Eu vim atualizar algumas informações para meu cadastro no Bolsa Família e tirar dúvidas também. Soube da ação pelas redes sociais e achei bem bacana porque as pessoas que trabalham de segunda a sexta-feira não têm um momento para poder resolver pendências de documentação”, comentou Joelma.

A iniciativa Todos Pelo Recife abrange a inclusão e atualização de dados no Cadastro Único (CADÚNICO), emissão de documentos como RG, CPF e certidões de nascimento, casamento e óbito, além de ser possível registar denúncias e reclamações junto ao Procon Recife, receber orientações para prevenção e enfrentamento à violência contra mulher. Para quem estava à procura de uma oportunidade de trabalho, servidores da Agência do Emprego estavam a postos para auxiliar os interessados a encontrar uma vaga, bem como se cadastrar na plataforma municipal GO Recife e receber informações sobre empreendedorismo. Já para a criançada, houve atividades recreativas e lúdicas, bem como oficinas pedagógicas de fortalecimento de vínculos.

Intersetorialidade – Sob a coordenação da Secretaria de Governo e Participação Social do Recife, o mutirão Todos Pelo Recife envolve ações de várias secretarias municipais, como Saúde: Educação; Desenvolvimento Social; Direitos Humanos; Juventude e Política sobre Drogas; Trabalho e Qualificação Profissional; Ciência e Tecnologia; Turismo e Lazer; Defesa Civil; Saneamento; Mulher; Segurança Cidadã; bem como a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Empresa Municipal de Informática (Emprel) e Procon Recife.

About Redação

Veja também

novotel-recife-realiza-processo-seletivo-com-candidatos-captados-pelo-go-recife-e-agencia-de-emprego-do-recife

Novotel Recife realiza processo seletivo com candidatos captados pelo GO Recife e Agência de Emprego do Recife

Na manhã desta segunda-feira (17), 25 mulheres recifenses participaram de processo seletivo para integrar o …