Convênio, assinado nesta sexta-feira (26), vai articular as ações relativas a alagamentos e deslizamentos de barreiras, além de monitoramento dos grandes eventos que causem impacto na cidade
A Prefeitura do Recife e a Neoenergia Pernambuco assinaram, na manhã desta sexta-feira (26), um convênio de cooperação técnica que define a atuação conjunta dos dois órgãos em situações de risco, como alagamentos e deslizamentos de barreiras, além de monitoramento em grandes eventos que causem impacto na cidade. O ato tem o objetivo de fazer da cidade referência em monitoramento, ajudando os moradores a se deslocarem com segurança e agilizando o atendimento das equipes, incluindo festas como Carnaval, Réveillon e Ciclo Junino. No âmbito do Município, esse é o primeiro acordo de cooperação formalizado pelo Centro de Operações do Recife (COP), que ficará à frente do trabalho.
“A parceria com a Neoenergia representa uma nova etapa dentro do processo de monitoramento do Recife. Ao lado da empresa, o Centro de Operações do Recife (COP) vai aumentar ainda mais a eficiência do trabalho voltado para a prevenção e mitigação de alagamentos e deslizamentos de barreiras em áreas de risco da cidade. A relação entre o poder público e as empresas privadas deve sempre priorizar o bem estar da população e a segurança das pessoas que mais precisam”, ressaltou o prefeito João Campos.
O acordo prevê ainda o compartilhamento de informações, que serão utilizadas pelo COP, assim como a garantia da cooperação técnica para o planejamento de ações efetivas em momento de crise ou de ocorrências de grande impacto. Prefeitura e Neoenergia atuarão de forma conjunta e integrada para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica à população, além de realizar ações que contribuam para redução do risco de acidentes. O convênio estabelece canal direto entre o Centro de Operações do Recife e a Neoenergia para reportar as ocorrências identificadas, prevendo também a divulgação conjunta das ações.
“Essa parceria reforça ainda mais a importância de cuidar da cidade. A Neoenergia, junto com a Prefeitura da Cidade do Recife, vai articular ações com o COP para que a gente possa monitorar melhor a cidade e interagir também com as questões de ativos elétricos da empresa. Com certeza, quem mais está ganhando com isso tudo é a população”, afirmou Saulo Cabral, Diretor Presidente da Neoenergia Pernambuco.
Pelo acordo, a Neoenergia se compromete em promover o treinamento aos agentes e colaboradores do Município, difundindo os conceitos de risco à população, bem como as medidas preventivas de segurança global. O tratamento de dados pessoais, inclusive o seu compartilhamento, é realizado nos termos do artigo 23 da LGPD, destinado ao atendimento da finalidade pública, exercício das competências e atribuições legais das partes. O termo terá vigência de dois anos, podendo ser renovado mediante Termo Aditivo. Antes mesmo da formalização da parceria, o COP Recife já atuava em conjunto com a Neoenergia desde novembro do ano passado.
“O COP é um grande integrador de órgãos e secretarias dentro da cidade do Recife. Nós já integramos mais de quinze órgãos na gestão e agora damos um grande passo agregando aqueles externos à PCR. O primeiro deles é a Neoenergia, mas também estamos em conversas com outros que atuam na cidade e impactam a rotina do cidadão”, afirmou Felipe Matos, secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital do Recife.
COP – O Centro de Operações do Recife (COP) articula, inicialmente, as ações de 13 secretarias e órgãos municipais que atuam nos grandes eventos que impactam a cidade e no gerenciamento de crises, com respostas imediatas. O objetivo é integrar o trabalho dos servidores para aumentar a eficiência das ações. Sempre que necessário, representantes de áreas como Defesa Civil, SAMU, Guarda Municipal, Assistência Social, Emlurb, Controle Urbano, Assistência Militar e Saúde se reúnem numa sala equipada com painéis para monitorar a situação e agilizar o atendimento às ocorrências. O objetivo é integrar o trabalho dos servidores para aumentar a eficiência das ações.
“É um privilégio que o primeiro acordo de cooperação formalizado pelo COP seja com um parceiro como a Neoenergia, que sempre se colocou muito disponível para tratar as problemáticas da cidade e discutir as melhorias que podemos fazer juntos. Vemos essa operação com bons olhos para que outras concessionárias, com quem já estamos conversando, possam celebrar outros acordos como este. Se a gente realmente busca a melhoria da cidade, temos que ir atrás de respostas para que os impactos das chuvas sejam minimizados ao máximo”, disse Anderson Soares, chefe do COP.
Você precisa fazer login para comentar.