Olinda integra fórum internacional sobre meio ambiente
Encontro vai discutir enfrentamentos climáticos e a luta organizada pela condição emergencial do planeta
Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 17/11/23 às 16:44
A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda participará da primeira edição do Fórum Internacional UFPE: Os Jovens na Luta Climática. O encontro será realizado, da terça-feira (21) a sexta-feira (24), no auditório do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco, localizado na Universidade Federal de Pernambuco.
De acordo com a organização, a finalidade é pela construção de reflexões e possibilidades de ações sobre como preparar a população, e, principalmente, os jovens para os enfrentamentos climáticos e para a luta organizada por frear essa condição emergencial do planeta. O fórum é realizado pela UFPE, Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, L’École des Hautes Études en Sciences Sociales e GYCP.
O secretário da pasta em Olinda, Rodrigo Cardoso, vai representar o município, junto com uma equipe técnica, trocando experiências e apresentando práticas exitosas da cidade. A programação é voltada para a comunidade acadêmica, alunos das redes estadual e municipal de ensino e demais interessados. As inscrições gratuitas podem ser feitas, até a véspera do evento, via internet.
A cerimônia de abertura acontece, às 8h30, com presença de gestores, professores e especialistas na área. Durante os três dias do fórum, haverá momentos de diálogos e painéis sobre temas relacionados às mudanças climáticas, ao enfrentamento das emergências climáticas, à conscientização da sociedade, à sustentabilidade, às ações públicas, entre outros aspectos. Além disso, haverá visita à ONG Pequenos Profetas.
Estarão presentes especialistas nacionais e internacionais, pesquisadores da UFPE e de outras universidades brasileiras, representantes dos poderes públicos e lideranças comunitárias. Eles irão debater e conhecer experiências de comunidades tradicionais, além de prospectar modos de proceder a aprendizados de ação pelo clima, ainda acreditando ser possível estancar a situação atual de exaustão do planeta.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda