mppe-traz-webinario-sobre-gerenciamento-de-crises-de-seguranca

MPPE traz webinário sobre gerenciamento de crises de segurança

11/08/2022 – O Webinário 2 – Gerenciamento de Crises: da prevenção às modalidades de resposta foi a palestra de quarta-feira (10), que fez parte dos eventos do Mês da Segurança Institucional no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que montou uma programação de três palestras, em agosto, organizadas pela Escola Superior (ESMP), o Comitê de Segurança Institucional e a Assistência Militar e Policial Civil (AMPC) do MPPE.


 

A palestra foi ministrada pelo major PMPE José Rogério Diniz Tomaz, especialista em Gerenciamento de Crises e Negociação Policial, Psicologia Clínica e Psicanálise. Ele discorreu sobre como se comportar diante de crises segurança, como de enfrentamento, ameaças violentas, movimentos suspeitos e outras situações agressivas que possam surgir, especialmente as que ameaçam a vida. 

“A crise tem algo de complexo, pois não se sabe de imediato a resposta mais assertiva até encontrá-la”, afirmou ele. “Um dos grandes problemas é correr contra o tempo. Quanto mais ele avança, mais a crise se agrava”, comentou o major. 

Segundo ele, há maneiras de se prevenir uma crise, uma ameaça à vida ou ao patrimônio, mas nunca são 100% eficazes. Pode-se controlar o acesso de pessoas aos edifícios, estabelecer rotas de evasão, mudar itinerários e horários de pessoas visadas, etc. Também não se deve tratar de questões profissionais com pessoas estranhas, nem negar que uma situação de perigo é provável, muito menos confiar no agressor caso ela ocorra. 

“Verificar locais e pessoas suspeitas é recomendável, assim como não desistir da própria vida. Se a pessoa se vê em uma ocorrência grave, manter o controle é fundamental. Daí, buscar treinamento para isso se faz necessário”, aconselhou José Rogério Diniz Tomaz. 

O major reforçou que o gerenciamento de crises de segurança se faz identificando, obtendo e aplicando recursos para antecipar, prever e solucionar o que é provável acontecer. “A antecipação de índices pluviométricos, por exemplo, é imprescindível para lidar com os desastres causados pelas chuvas. Com eles, se pode avisar e evacuar a população a ser vulnerabilizada pelas enchentes e deslizamentos”, exemplificou. 

Entretanto, ele frisou que não é possível eliminar todas as crises. Assim, saber lidar com os conflitos interpessoais é importante. “Há formas assertivas de se defender, que podem ser de negociação, evasão do local ou, mesmo, de enfrentamento ao agressor. Não há uma fórmula fechada. Vai depender da avaliação da situação”, apontou José Rogério Diniz Tomaz. “Em todos os momentos, precisa-se estar atento sempre à proteção da vida, do patrimônio e prisão dos infratores, garantindo o Estado de Direito”, finalizou.

O secretário-geral do MPPE, Maviael de Souza Silva, mencionou que o webinário é por demais útil “pelas situações de risco que podemos enfrentar no dia a dia. Dessa forma, é uma preocupação da Procuradoria Geral de Justiça proporcionar momentos de informação e capacitação para, cada vez mais, qualificarmos os membros do MPPE”. 

O presidente do Comitê de Segurança Institucional, o promotor de Justiça Eduardo Cajueiro, lembrou que uma crise de segurança traz ameaças à credibilidade e à sobrevivência da instituição. “Necessita de decisões urgentes e, ao mesmo tempo, bem pensadas, pois todos, tanto público interno quanto externo, querem informações e a sensação de que o controle está sendo restabelecido”, pontuou. 

Já o diretor da ESMP, procurador de Justiça Silvio Tavares, reforçou que o objetivo dos eventos de capacitação é justamente “evitar as crises e, caso surjam, que sejam combatidas com a melhor resposta e para que causem menores danos possíveis”. 

O mediador da palestra foi Lúcio Gil Guimarães Santos, que é coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e integrante da Assistência Militar e Policial Civil do MPPE.

Próxima palestra – Mais um webinário está previsto no Mês da Segurança Institucional: Desafios enfrentados pela Segurança Pública no combate ao Crime Organizado: a experiência do BOPE da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, ocorrerá em 24 de agosto, das 16h às 18h, com o palestrante tenente-coronel PM e comandante do BOPE da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Uirá Ferreira. O link de inscrição é https://bit.ly/3OLjQLM 

About Redação

Veja também

Jaboatão: 45 milhões serão destinados à contenção de encostas em áreas de risco do município

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Bairros vulneráveis como Vila Rica, Socorro e Jardim …