Falar de cana-de-açúcar é compreender que o produto faz parte do desenvolvimento do país, desde sua criação, lá em 1500. A planta originária da Nova Guiné, se difundiu pelo planeta através da Índia e hoje, ajuda a movimentar a economia mundial como uma commoditie.
Aqui pelas terras tupiniquins, depois da década de 70, a cana voltou a ser produto prioritário, tornando-se fonte de renda, pesquisa, inovações, descobertas e emprego, afinal, a planta produz de tudo um pouco e com seus produtos e subprodutos, dá para agregar itens a setores como o da construção civil, muitas vezes desconhecido das pessoas.
O setor sucroenergético movimenta bilhões de dólares. Só as exportações de açúcar em 2021, ultrapassaram a marca dos 9 bilhões, com isso, um segmento tão importante que impacta a economia e a vida das pessoas, merecia tornar-se o centro das atenções em uma feira que tem como tema principal a cadeia da cana-de-açúcar.
A MegaCana Tech Show Brasil
Foi aí que surgiu a Canacampo Tech Show, em 2009, na sede da Canacampo (Associação de Produtores de Cana da Região de Campo Florido), na cidade de Campo Florido (MG). O evento reuniu mais de 30 empresas nacionais e internacionais para discutir os principais temas ligados ao setor sucroenergético do Triângulo Mineiro. De lá para cá, o nome mudou, a feira cresceu e se tornou conhecida nacional e internacionalmente.
Em 2022, a Megacana Tech Show Brasil chega a sua 14ª edição. Nestes 13 anos de evento, foram dezenas de apresentações, palestras com personalidades e especialistas do setor, troca de conhecimento e negócios, divulgações de marcas, tecnologias e inovações, networking, bons negócios fechados, shows e milhares de pessoas passaram pelo evento, realizado anualmente no mês de agosto.
Promovida pela Canacampo e Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), a Megacana Tech Show Brasil será de março a agosto e vai viajar pelo país com a MEGACANA TV (que vai ao ar às quintas-feiras, às 19h), mostrando a importância do mercado da cana-de-açúcar para o agronegócio brasileiro.
“Nosso grande sonho é, cada vez mais, aprimorar, levar informação e ser inovador. Este é o perfil da Megacana: buscar sempre inovação. Este ano, seremos novamente pioneiros com o Megacana Tech Show Brasil, viajando os quatro cantos do país, conectando o setor como um todo. Temos que unir nossa cadeia, fazer o marketing do agro, mostrar que não somos o vilão, pois temos toda a consciência de produzir alimento, além de energia renovável e limpa para a sociedade.”, ressalta Daine Frangiosi, presidente da Canacampo.
Primeira parada: Pernambuco
CARPINA será a primeira cidade a receber a Megacana com sua feira itinerante. No dia 17 de maio, das 8h às 12h está programado o 1º Dia de Campo da Megacana.
Dezenas de empresas já confirmaram presença, além de autoridades, técnicos e especialistas do setor e visitantes. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições serão feitas no local.
A visita a Pernambuco se encerra no dia 19 de maio, com a transmissão da MEGACANA TV, da sede da Usina Petribu, às 19 h, pelo: https://www.youtube.com/MegacanaTechShow.
Depois de 2 anos, Megacana volta a ser presencial
Com a pandemia, a Megacana se reinventou e tornou-se um evento online.
Em 2022, a feira continua com seu canal no Youtube e boa notícia e que a tradicional Megacana Tech Show Brasil, realizada em Campo Florido (MG), volta a ser presencial nos dias 10 e 11 de agosto, respeitando todos os protocolos sanitários.
“A cada ano que passa, a Megacana cresce e vai se tornando uma referência no calendário de eventos do setor. Em 2021, tivemos a participação de diversas personalidades de diferentes estados produtores. Neste ano, além de projetar o nosso tradicional encontro presencial, em agosto, em Campo Florido/MG, a Megacana irá percorrer diversas regiões produtoras. Com uma programação imperdível, a MegacanaTV trará o que tem de melhor da produção sucroenergética nacional.”, completou Mário Campos, presidente da SIAMIG.
Veja também
Fertilizantes Correção salarialEmpresa de fertilizantes do Marrocos vai ampliar atuação no Brasil
Banco Central propõe reajuste de 22% a servidores e recua da proposta no mesmo dia