O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deve prestar depoimento nesta terça-feira (14) à Polícia Federal. Vai dar explicações sobre o pacote de joias que veio na comitiva oficial após viagem à Arábia Saudita, em outubro de 2021. É o colar, o anel, o relógio e os brincos de diamantes – no valor de R$ 16,5 milhões.
Perguntas que o ex-ministro precisa responder: se sabia o que tinha no pacote que veio na comitiva, para quem era esse presente, se eram presentes pessoais à Michelle Bolsonaro ou se essas joias seriam incorporadas ao patrimônio da União. Ele vai falar por videoconferência, já que é a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF, São Paulo, que investiga e o ex-ministro mora no Rio.
Além da Polícia Federal, o Ministério Público e a Receita estão ouvindo testemunhas e fazendo diligências. A informação é do ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele afirmou que Jair Bolsonaro poderá ser ouvido e que, inclusive, esse é um direito dele. Mas o ministro ressaltou que existem provas documentais. E, é possível que o inquérito seja finalizado, mesmo que Bolsonaro se recuse a prestar depoimento.
Entre os crimes que podem ser configurados nesse caso estão descaminho, peculato e lavagem de dinheiro, segundo o próprio ministro Dino.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.