esportivo:-hipismo-movimenta-turismo-com-grandes-competicoes

Esportivo: Hipismo movimenta Turismo com grandes competições

Com as competições cada vez mais acessíveis, tem sido comum encontrar na plateia um público que muitas vezes não está ali torcendo por algum parente ou conhecido, mas simplesmente assistindo a este esporte que já foi bem mais elitista e hoje ganha força fora do nicho de quem o pratica. Os eventos atraem pricnipalemnte visitantes das cidades vizinhas onde as competições acontecem. Somente na cidade de São Paulo existem 470 centros equestres. A maioria deles está localizado num raio de 100 km da capital. Além de São Paulo, cidades como Cotia e Aldeia da Serra também abrigam clubes de hipismo. 

Criada na Europa no século XVI como prática de guerra, a equitação ganhou adeptos entre a nobreza e a aristocracia, sobretudo a inglesa. A primeira competição olímpica de hipismo aconteceu nos jogos de Paris, em 1990. Desde então, muita coisa mudou, a começar pelo acesso à essa prática esportiva. Os principais centros hípicos do país funcionavam como clubes fechados. Hoje, eles abrem as portas inclusive para não-sócios. É o caso da Sociedade Hípica Paulista, no Brooklin Novo, que tem mais de cem anos de fundação. 

Cavaleiro e instrutor paraibano Vitor Dantas: destaque no cenário nacional

E se as competições estão mais acessíveis, os cavaleiros e instrutores também estão mostrando que o talento pode vir de quaqluer lugar do Brasil. Destaque no hipismo nacional, o cavaleiro paraibano Vitor Dantas, que já participou de grandes eventos nacionais e internacionais e recebeu diversos títulos, vem conquistando destaque também na sua missão como instrutor de hipismo. Aos 28 anos de idade, Vitor já soma 12 anos treinando jovens com idade a partir de 7 anos, com objetivo de lança-los no cenário nacional.  

Segundo Vítor, são meses e até anos de preparação para um concurso no segmento de hipismo. Vitor já competiu com cavaleiros olímpicos como Stephan Barcha, Doda Miranda, Artemus de Almeida, entre outros, e toda essa experiência ele coloca em prática na Sociedade Hípica Paulista, onde realiza os treinamentos. Vitor é cavaleiro profissional e tem alunos promissores ganhando reconhecimento nacional.

Nina Sagesser, de 15 anos, é um dos destaques e grande promessa do hipismo nacional

Um desses exemplos é a Nina Sagesser, 15 anos, que foi campeã do troféu paulista 1,30m com o cavalo Carezzo de apenas 8 anos. “Ela é jovem e competiu juntamente com um cavalo também jovem e isso é algo bem raro de acontecer. Foram campeões na categoria pré-júnior 1,30m, lembro que ela começou comigo no nível iniciante de 60cm, então acredito muito na capacidade técnica desta amazona para novas conquistas”, aposta Vitor. Os Jogos Equestres paulistas Credit Suisse 2022 reuniram cavaleiros e amazonas do mais alto nível do estado de São Paulo, na Sociedade Hípica Paulista, em sua 2ª edição. Foram 180 atletas e 273 animais, totalizando 771 inscrições nas categorias de base, amadores, masters, seniores e suas subdivisões. O torneio distribuiu mais de R$ 100 mil reais em prêmios e contou pontos para o Ranking do Troféu Eficiência com peso 3. Além disso, os campeões de cada categoria ainda foram convidados a integrar as equipes que irão representar São Paulo na Copa do Brasil, em dezembro, durante o CSN4* Top Riders, na Hípica Paulista.  

Natural de São Paulo, Nina treina com Vitor há 3 anos, são cerca de cinco horas por semana. Agora, a jovem já enfrenta grandes desafios como a convocação para representar o Brasil no sul-americano das categorias de base, que acontece nesta semana em Mar Del Plata, na Argentina. Além de Nina, outros alunos de Vitor também merecem destaque como por exemplo Ana Paula Medeiros, 31 anos, que foi campeã juntamente com o cavalo Cântico Joter , que retornou em grande estilo à pista após cirurgia dentária. Ela foi campeã na categoria amador B 1m. Ana Paula monta desde os três anos de idade. Outro destaque é Bruno Raça, 13 anos, que competiu com o cavalo Labrador e garantiu o quarto lugar na competição. Ele treina no Haras Horseller Stables, em Santana da Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo.  “Bruno está treinando comigo há 1 ano e já saiu do 60cm para 1m”, comemora. 

Vanessa Dias, Christian Sagesser, com sua filha, a amazona Nina, acompanhada do instrutor Vitor Dantas, durante premiação em SP

Perfil

Vitor monta desde os 5 anos de idade, seus pais tinham hípica em João Pessoa e desde sempre foi um apaixonado pelos animais, principalmente os cavalos. “Sempre digo que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas não tenho dúvidas que o cavalo é o melhor companheiro”. Ele é profissional de hipismo desde os 16 anos, quando passou a morar em São Paulo para trabalhar com o cavaleiro olímpico Yuri Mansur Guerios. Quer saber mais sobre ele? É só clicar AQUI!

Veja também

Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes

About Redação

Veja também

Aniversário do Jaboatão: Sesc e Prefeitura entregam 12 quadras de beach tennis na Orla de Piedade

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Orçado em R$ 500 mil, complexo para a …