Crédito, Getty

Legenda da foto,

Esse é o quarto processo criminal aceito contra Donald Trump em poucos meses

  • Author, Brandon Drenon
  • Role, BBC News

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi fichado no Estado americano da Geórgia sob 13 acusações por suposta atuação para subverter sua derrota nas eleições de 2020 no estado.

Com 98 páginas, o processo publicado em 14 de agosto aponta que Trump “conspirou ilegalmente” para alterar o resultado das eleições enquanto participava de “associação criminosa”.

Outras acusações incluem falsas alegações de fraude eleitoral e solicitação de violação de juramento.

Ele nega todas as acusações.

Trump disse que o processo, que inclui 18 réus adicionais, incluindo seu ex-advogado Rudy Giuliani, tem motivação política e é uma “fraude massiva”.

Esse é o quarto processo criminal aceito contra ele em poucos meses.

A investigação na Georgia foi iniciada pela promotora distrital do condado de Fulton Fani Willis.

Confira, a seguir, os razões das principais acusações que Donald Trump enfrenta no Estado:

Violação de lei contra crime organizado: A acusação alega que Trump era “parte de uma associação que conspirou ilegalmente” por meio de um padrão de atividades fraudulentas para alterar o resultado da eleição. Isso viola uma lei federal americana criada para combate ao crime organizado, e que já foi usada para derrubar chefões da máfia, como John Gotti.

Solicitação de violação de juramento por funcionário público: Trump enfrenta três acusações neste ponto, incluindo uma relacionada a um telefonema de janeiro de 2021 entre Trump e o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, durante o qual os promotores alegam que Trump pediu para Raffensperger alterar ou ajustar “ilegalmente” os votos certificados nas eleições presidenciais.

Conspiração: A acusação alega que Trump conspirou ilegalmente para influenciar certos indivíduos a agirem falsamente “com intenção de enganar”.

Conspiração para cometer falsificação em primeiro grau: A acusação alega que Trump pretendia enganar a população ao conspirar para a criação de um documento falso intitulado “CERTIFICADO DOS VOTOS DOS ELEITORES DE 2020 DA GEÓRGIA”. O documento apresentaria Trump falsamente como candidato vencedor na Geórgia.

Declarações e documentos falsos: O objetivo das declarações e documentos falsos, sobre os quais existem vários listados, seria persuadir os legisladores da Geórgia a “rejeitarem votos legais” registrados oficialmente, alega a acusação.