Não é de hoje que recebemos a triste notícia de que agentes públicos de segurança, realizam atentados contra si, contra seus familiares e até mesmo contra a própria corporação. A manhã da terça-feira (20), ficou marcada com mais uma dessas lamentáveis histórias depois que um jovem soldado, Policial Militar, assassinou sua esposa, grávida, em sua residência e de lá partiu para o 19° Batalhão PMPE, no Bairro do Pina, no Recife, onde atentou contra sua vida e de outros companheiros de farda, deixando ao menos, dois feridos e cinco mortos, dentre eles o Tenente Wagner e a Major Aline.
Há anos venho denunciando e alertando as autoridades sobre o abandono que nossas corporações vem sofrendo. O descaso com as polícias militares passam pela questão estrutural, com baixo efetivo, com veículos sucateados, além de armas, munições e coletes obsoletos; falta dignidade no ambiente de trabalho, uma vez que grande parte das unidades e companhias estão abandonadas, com portas, mesas, cadeiras e ar-condicionados quebrados, paredes sujas e cheia de mofo.
Outro ponto importante é a baixa remuneração dos servidores militares, que, por conta disso, precisam fazer mais PJES (Programa de Jornada Extra de Segurança) para completarem suas rendas. Sem falar na obscura e absurdas faixas salariais inconstitucionalmente implantadas pelo Governador Paulo Câmara (PSB).
Por fim, nosso serviço de saúde que está limitado; o hospital da PM, outrora referência, foi deixado à própria sorte pelas gestões Socialistas. Somando o estresse natural que nossa profissão nos impõe e a falta de descanso e acompanhamento psicológico da tropa, reafirmo: mais e mais policiais estão ficando doentes todos os dias; isso precisa mudar, urgentemente!
Assim sendo, a futura Governadora, Raquel Lyra (PSDB), terá muito trabalho para reorganizar a segurança pública de Pernambuco, uma vez que o desrespeito aos trabalhadores da segurança e a desorganização feita com as corporações, serão verdadeiros “presentes de grego” deixados pelo desgoverno do PSB.
Deixo meus sentimentos às famílias envolvidas nessa tragédia, ao 19° Batalhão PMPE e à Polícia Militar de Pernambuco.
Coronel Meira (PL), Deputado Federal
21/12/2022 às 10:06