Gigante do Samba se consagrou mais uma vez campeã na categoria Escola de Samba. Realizado pela Prefeitura do Recife, concurso reuniu 218 agremiações de diversas modalidades (Foto: Hélia Scheppa)
Os olhos vidrados, as mãos nervosas, o andar impaciente. A tradição dos desfiles não impediu a ansiedade e a emoção de acompanhar a apuração dos votos da agremiação carnavalesca do coração. Nesta quinta (15), representantes das agremiações que desfilaram no Concurso do Carnaval 2024 se reuniram no Pátio de São Pedro, no centro da cidade, para acompanhar a contagem de votos. A ação, promovida pela Prefeitura do Recife, reuniu 218 agremiações de onze modalidades, com desfile acontecendo na Avenida Dantas Barreto, no trecho entre a Rua Siqueira Campos e a Praça da Independência. Neste ano, serão distribuídos R$ 1,26 milhão em premiações. Gigantes do Samba se consagrou mais uma vez campeã na categoria Escola de Samba.
Albemar Araújo, coordenador do Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife, falou sobre a pluralidade do concurso. “São 52 jurados e nós dividimos em 11 modalidades diferentes, cada uma com quatro categorias e dois polos diferentes. A gente não coloca quem está julgando frevo para julgar escola de samba. O músico que vai julgar o frevo tem uma especificidade nas orquestras de frevo e o que vai julgar a escola de samba ou o Maracatu de Baque Virado tem sua especificidade mais voltada para a percussão. A gente convoca pessoas que tenham essas ligações, sendo cada uma com a sua diversidade. Felizmente, Recife tem essa pluralidade muito grande”, celebrou.
O Concurso de Agremiações foi realizado na sexta, domingo, segunda e terça de carnaval (9, 11, 12 e 13 de fevereiro, respectivamente). Para chegar aos vencedores, foram seis comissões julgadoras. Três na Avenida do Forte e três na Rua João Lyra. Ao todo, participaram 52 membros na Comissão Julgadora, todos oriundos das mais diferentes linguagens culturais com ligação à Cultura Popular. O critério para a escolha dos jurados considerou a afinidade de cada uma com as modalidades disponíveis.
Com o tema “Ariano Suassuna ao palco do Sertão Brasil”, a escola Gigante do Samba se consagrou campeã do Carnaval de 2024. “É uma emoção de dever cumprido. O trabalho foi feito com muito esforço, muita dignidade e a comunidade abraçou. A escola foi montada, praticamente, por mim e pela comunidade, com seis meses na Avenida, e a gente fez o melhor e o resultado veio do trabalho que foi bem feito. Então, assim, pra gente, hoje, é muita gratidão, satisfação e alma lavada”, disse Marize Felix, presidente da escola.
Bárbara Lima, contra mestras da Nação Maracatu Encanto do Dendê, também se consagrou campeã. “Depois de sete anos de inatividade esse é o nosso segundo ano concorrendo ao concurso de agremiações. Fomos campeões, ano passado, do grupo de acesso e esse ano campeões novamente no grupo dois. Ganhar é muito bom! De todos os perrengues que a gente passou, durante mais de dois meses que a gente vem produzindo, desde o final do ano e ainda tem muita coisa pra colocar pra fora, mas foi com muito axé, muita garra e todo mundo em família. Aqui todo mundo é uma família só, a família Dendê”, comemorou Bárbara.
Confira, abaixo, as agremiações campeãs por categoria e respectivas notas:
GRUPO ESPECIAL
Escolas de Samba – G.R.E.S. Gigante do Samba – 130
Maracatu do Baque Solto – Cambinda Brasileira (Nazaré) – 139.8
Blocos de Pau e Corda – Flor de Lira – 77.9
Bois de Carnaval – Boi Maracatu (Arcoverde) – 99.5
Caboclinhos – Tupã – 70
Clube de Bonecos – O Menino do Pátio de São Pedro – 89.3
Tribo Indígena – Tabajara – 89.8
Maracatu de Baque Virado – Cambinda Estrela do Recife – 99.7
Clubes de Frevo – C. C. M. Girassol da Boa Vista – 79.4
Troças – T.C.M Batutas de Água Fria – 80
Ursos – Branco de Cangaça – 79.8
GRUPO 01
Clube dos Bonecos – Tô Afim – 89.1
Clubes de Frevo – C.C.M. Maracangalha – 79.7
Escolas de Samba – Rebeldes do Samba – 108.5
Maracatus de Baque Solto – Carneiro Manso (Glória do Goitá) – 119.4
Ursos – Urso da Tua Mãe – 69.5
Blocos de Pau e Corda – Batutas de São José – 79
Maracatus de Baque Virado – Nação Tupinambá – 90
Tribo Indígena – Canindé Brasileiro – 89.9
Bois de Carnaval – Boi Mimoso da Bomba do Hemetério – 100
Troças – T. C. M. Formiga Sabe Que Roça Come – 79.8
Caboclinhos – Tupinambá (Jaboatão) – 69.9
GRUPO 02
Bois de Carnaval – Boi Estrela Dourada – 99.7
Caboclinhos – Canindé (Cavaleiro) – 69.9
Clube de Bonecos – O Menino da Gráfica – 89.9
Clubes de Frevo – C. C. M. Arrasta Tudo – 79.9
Maracatus de Baque Solto – Estrela de Ouro (Condado) – 119.7
Maracatus de Baque Virado – Nação Encanto do Dendê – 90
Troças – Suely no Frevo – 79.9
Ursos – A La Ursa Rosinha – 70
GRUPO DE ACESSO
Escolas de Samba – Mocidade dos Torrões (105.7)
Clubes de Frevo – C.C.M Tubarões do Pina (DC)
Caboclinhos – Flecha Dourada (69.8)
Maracatus de Baque Virado – Carneiro de Ouro (87.2)
Ursos – Da Peleja (69.3)
Clube de Bonecos – C. Boneco O Homem de Amaraji (64.1)
Bois de Carnaval – Boi Porteira do Sertão (99.8)
Maracatus do Baque Solto – Leão Mimoso de Guadalajara (119.7)