Jaboatão: Prefeito Mano Medeiros lança operação inverno e Defesa Civil do município iniciará neste mês a fase de vistorias em áreas de risco

O período ainda é de muito calor, mas a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes começa a se precaver para quando chegar o tempo das chuvas. Uma das novidades para este ano é a contratação de uma empresa de meteorologia para monitorar os índices pluviométricos no município. Com base nos levantamentos, serão emitidos boletins periódicos sobre a quantidade de chuvas, principalmente, nas áreas de risco, entre o período de 15 de abril e 15 de agosto, que é considerado mais crítico.

Outra medida anunciada pelo prefeito Mano Medeiros (PL) é a aquisição de 40 aparelhos celulares para serem utilizados pela equipe da Secretaria de Defesa Civil. Dessa forma, moradores poderão registrar as ocorrências, que serão repassadas à Sala Integrada de Emergência da Prefeitura e, assim, os atendimentos poderão ser mais ágeis.

Além do uso da tecnologia, o trabalho preventivo prevê a entrega de muros de contenção. Para este ano, a gestão municipal tem orçado um valor total de R$ 23 milhões para proteção das áreas de encosta áreas como Jardim Monte Verde, Cavaleiro, Alto da Colina, Alto do Vento, Dois Carneiros, Muribeca e Zumbi do Pacheco. Também será intensificada a aplicação de lonas plásticas nos morros do município. Nesta quinta, Mano Medeiros vistoriou algumas obras para ver como está o andamento dos trabalhos.

Todo o planejamento da Prefeitura do Jaboatão foi tratado durante reunião com representantes da Defesa Civil do Estado, no Palácio da Batalha. Além do prefeito Mano, participaram o secretário Executivo de Defesa Civil do Jaboatão, Elton Moura; o secretário Executivo de Defesa Civil do Estado, coronel Clóvis Ramalho; juntamente com equipes de cada órgão. Ainda dentro das ações preventivas, a Defesa Civil do município iniciará neste mês a fase de vistorias em áreas de risco.

  

“Essa reunião dá início a nossa ação para o inverno, integrando ainda mais as ações com o Governo do Estado. A partir daí, iremos planejar melhor nosso monitoramento e buscar mais recursos para realizar obras de contenção no município. Essa parceria do Jaboatão com o Governo do Estado tem sido exitosa, por isso vamos trabalhar intensamente para minimizar os estragos causados pelas chuvas”, enfatizou Mano Medeiros.

O secretário Elton Moura destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Essa reunião tem um valor bastante significativo, pois as defesas civis municipais vão trabalhar de forma coesa e integrada com o Governo estadual. A partir daí, o Estado terá condições de ver as necessidades de cada cidade e alocar mais recursos para ajudar a população”, disse.

O secretário executivo do Estado, coronel Clóvis Ramalho, disse que o Governo está à disposição para dar o apoio à operação em Jaboatão. “Essa troca de experiência é importante para traçarmos ações conjuntamente para traçar um diagnóstico no período chuvoso. A Defesa Civil de Jaboatão está de parabéns, tanto na parte de estrutura, quanto na formação de sua equipe técnica”, afirmou. 

About Redação

Veja também

transito-e-alterado-no-carmo-durante-requalificacao-da-praca-dantas-barreto

Trânsito é alterado no Carmo durante requalificação da Praça Dantas Barreto

Agentes da secretaria de Mobilidade Urbana irão monitorar o tráfego a partir de segunda-feira (15) …