No intervalo de pouco mais de um mês, entre a primeira pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, no último dia 4 de julho, e a segunda, que foi a campo entre 10 e 12 de agosto, é possível se anotar um movimento ascendente do presidente Jair Bolsonaro. Ainda que dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais, a oscilação positiva do presidente da República nas intenções de voto não se dá de forma isolada.
Diretora Executiva do IPESPE, à coluna, Marcela Montenegro faz as seguintes considerações:
“Se cresce a intenção de voto dele, também melhora a avaliação, assim como se vê diferença na chance do eleitor votar em candidato apoiado por ele. Tem outras variáveis na pesquisa que mostram esse movimento ascendente”.
Ainda na avaliação de Marcela, “isso demonstra uma consistência dessa melhora, porque não foi só numa pergunta que se deu o resultado, outras variáveis se movimentaram nessa direção”. Na amostra atual, no cenário da estimulada, Bolsonaro pontua 23% (tinha 20%). Além da melhora na pauta econômica, com queda do desemprego, do preço do combustível, Marcela Montenegro realça o peso do Auxílio Emergencial de R$ 600 no Nordeste.
Na esteira, há um nítido investimento do chefe do Planalto na região no intuito de reduzir a larga vantagem do ex-presidente Lula em seu reduto. Marcela pondera ainda que outras pesquisas já vêm mostrando recuperação do presidente, ainda que tímida, no eleitorado nordestino. Nessa segunda rodada da pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE, o líder-mor do PT, por sua vez, oscilou um ponto para baixo, mas ainda se mantendo na liderança com margem considerável.
Lula aparece com 61% das intenções de voto (tinha 62%). “Ele oscila um pouco na intenção de voto, mas não é coisa que se consiga perceber trajetória de queda”, assinala Marcela.
“Acho que a palavra para Lula é manutenção. O percentual dele já é elevado”, acrescenta.
De olho em reduzir sua desvantagem no Nordeste, Bolsonaro, só em Pernambuco, fez duas visitas de junho para cá e tem outras no radar. No último dia 06, ele comandou motociata, participou de almoço com pastores e prestigiou a Marcha por Jesus ao lado de Anderson Ferreira e de Gilson Machado Neto, que estiveram com ele em Brasília, na última sexta-feira (12) e já estão, como a coluna cantara pedra, prospectando nova agenda do presidente no Estado.
Marcela assinala que a melhoria é pequena, mas sempre na direção do aumento. É preciso observar se, com o início da campanha, nesta terça-feira (16), essa tendência se mostrará consistente.
Sabatinas na Rádio Folha
Tem início nesta terça (16) a série de sabatinas que a Rádio Folha FM 96,7 vai realizar com os candidatos ao Governo do Estado. A primeira entrevista será com Danilo Cabral (PSB). Na quarta (17), será Raquel Lyra (PSDB), seguida por Wellington Carneiro (PTB), na quinta (18) e por Cláudia Ribeiro (PSTU), na sexta (19). No dia 22, será a vez de Marília Arraes (Solidariedade).
Até dia 31 > Anderson Ferreira (PL) será entrevistado no próximo dia 23. Miguel Coelho (União Brasil), no dia 24, Jadilson Bombeiro (PMB), no dia 25. No dia 29, a sabatina será com Jones Manoel, do PCB, no dia 30, com Ubiracy Olímpio, do PCO, e, por último, com João Arnaldo, do PSOL, no dia 31.
QG > Presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, que vai concorrer à reeleição para Câmara Federal, inaugura seu comitê de campanha nesta terça-feira (16), às 18h, em Boa Viagem, na Avenida Domingos Ferreira. O dirigente pretende, em breve, trazer a candidata à Presidência da República de seu partido, Soraya Thronicke, para cumprir agenda no Estado.
Veja também
Coronavírus FungoCovid-19: Brasil registra 7,9 mil casos e 120 mortes em 24 horas
Secretaria de Saúde de Pernambuco investiga surto de “superfungo” em unidades hospitalares
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo
Você precisa fazer login para comentar.