Nesta quarta-feira, ícones da música Gospel serão homenageados, em Reunião Solene, na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa partiu do vereador Pastor Júnior Tércio, autor do projeto que deu origem à Lei que declara a música gospel como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
Relembre a justificativa para promulgação da lei
Na justificativa da proposição, Júnior Tércio explicou que o gênero musical varia segundo a cultura e o contexto social, mas o tema é sempre para louvar e render graças a Deus.
“Como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência e até mesmo a definição de música gospel variam de acordo com a cultura e o contexto social. Ela é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, até como um produto de entretenimento para o mercado comercial. No entanto, o tema da música gospel é louvor, adoração ou ação de graças a Deus, Cristo ou Pai, Filho, Espírito Santo”.
“Pernambuco é o Estado com maior concentração de evangélicos do Nordeste, tanto em números absolutos quanto em termos proporcionais. Um em cada cinco pernambucanos se declara protestante, de acordo com o censo democrático do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, ressalta o parlamentar.
Por: Cristiano Carrilho