Provas de atletismo abrem edição de 2021 dos Jogos Escolares do Recife

provas-de-atletismo-abrem-edicao-de-2021-dos-jogos-escolares-do-recife

Competição começa nesta quarta-feira (10/11) e segue até o dia 22 de dezembro. Ao todo, serão 10 modalidades esportivas disputadas entre 14 unidades de ensino da rede municipal 

 

Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Educação, os Jogos Escolares do Recife estão de volta. Além do atletismo, responsável por abrir o evento, outras nove modalidades serão disputadas por 14 unidades de ensino da Rede Municipal. A cerimônia de abertura acontece às 8h desta quarta-feira (10), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes, e Yane Marques, secretária executiva de Esportes, estarão presentes. O hiato em 2020 se deu por conta da pandemia do novo coronavírus.  

Os jogos serão compostos pelo atletismo, natação, badminton, vôlei de praia, vôlei de quadra, xadrez, luta olímpica, basquete, futsal e handebol. Pessoas com deficiência poderão competir no xadrez e no paratletismo. Somente o atletismo acontecerá no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Todo o restante será realizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira.

Vale destacar que para participar desta edição, é exigido que todos os atletas e professores apresentem documento oficial com foto e cartão de vacina atualizado com ao menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. No local dos jogos, será necessário o uso de máscaras e haverá álcool em gel 70%. Outra medida que chega como um cuidado a mais na contenção do novo coronavírus: não será permitida a presença de torcedores. Apenas os representantes das escolas participantes, somente nos respectivos dias de competição, terão acesso. A não realização em 2020 se deu justamente por conta dos protocolos sanitários decorrentes do momento pandêmico. Com o avanço da vacinação no Recife, as atividades esportivas voltam a fazer parte do calendário municipal.  

“Significa muito para a gente poder retornar com esta competição tão importante para o cenário local. O momento em que a pandemia se encontrava em 2020 não permitia realizar um evento deste porte. Os cuidados seguem, a vacina continua chegando para todos, já com possibilidade de duas doses para os adolescentes, e isso nos deixa bastante felizes”, comemora Yane Marques, secretária executiva de Esportes. “Esse é um recomeço, ainda estamos cautelosos, mas queremos que 2022 tenha algo bem maior, nos moldes que vínhamos fazendo”, completa.  

Além das medalhas e troféus habituais para os vencedores de cada modalidade, os participantes concorrem ao Bolsa Atleta Recife, em 2022. O valor é de R$300, por 12 meses. A competição também funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) – que, por conseguinte, dá acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Confira o calendário de atividades aqui.