Prefeitura do Recife promove 4º Festival de Juventude

prefeitura-do-recife-promove-4o-festival-de-juventude

Abertura será com um passeio ciclístico, saindo do Parque da Jaqueira até o Recife Antigo, no próximo domingo (7)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), vai promover a 4º Edição do Festival da Juventude do Recife.  A abertura será realizada no próximo domingo (7), com um passeio ciclístico saindo do Parque da Jaqueira até a Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. Serão oito dias de ações culturais e de lazer, encerrando no dia 14.

O objetivo do Festival da Juventude do Recife é promover uma semana cultural, artística e política voltada para as diversas juventudes da cidade, através da democratização dos espaços públicos de forma criativa e promoção da cultura de paz, e neste ano o tema do Festival é “Vacina no Braço, Juventude no Marco”.

De acordo com o secretário executivo de Juventude, Marcone Ribeiro, em 2020, a pandemia da Covid-19 marcou de forma muito negativa a condição social das juventudes em todo o país, deixando esse público extremamente vulnerável, sem poder estudar, trabalhar e afetando diretamente a sua vida pública e a sua saúde mental. Isso fez com que muitos jovens, em especial jovens de contextos periféricos, se vissem sem perspectivas e expectativas de futuro. “Embora tenhamos vivenciado muitos retrocessos, o mês de agosto de 2021 se tornou um marco para as juventudes da cidade quando o prefeito João Campos, de forma célere e efetiva, priorizou o ciclo vacinal de jovens de 15 a 29 anos de idade”, destaca o secretário.

Ele ainda acrescenta que essa decisão marcou, de forma positiva, a vida dos jovens da cidade e influenciou a retomada de avanços e novas oportunidades para cidade do Recife, que desde então tem reduzido os índices de infecção e mortes por covid-19. Este trabalho também tem avançado na retomada da educação, das oportunidades de trabalho e renda e da vida social dos jovens, trazendo de volta às juventudes a esperança de um futuro melhor.

O Festival da Juventude vai promover ações culturais e de lazer para democratizar o acesso da população jovem recifense aos direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude. Trata-se de um evento que já se consolidou na agenda  da cidade.  A primeira edição, em 2017, reuniu cerca de 2.000 jovens em um dia. Já em 2018, esse público superou todas as expectativas, alcançando 5.240 jovens durante os três dias de programação, ampliando também as parcerias que contribuíram para o sucesso do Festival.  Na última edição, o Festival contou com a participação de 3.500 pessoas em um dia de atividades no Parque da Macaxeira.

Marcone Ribeiro ainda ressalta que a existência de festivais anuais como esse contribui para o cultivo do fortalecimento da cultura de grupos juvenis, permitindo espaços gratuitos de lazer e o surgimento de novas expressões artísticas e coletivos culturais. A ideia é promover um encontro entre as diversas juventudes da cidade.

Na programação deste ano, serão realizadas ações esportivas, passeios culturais, oficinas temáticas nas periferias do Recife, feira de empreendedores jovens, apresentações culturais, buscando contemplar a diversidade das juventudes, no âmbito raça/cor, gênero, cultura, renda e território. Dentre as parcerias, estão o SESC Casa Amarela e o Coquetel Molotov, que irá produzir a Grande Celebração Cultural do Festival com apresentações de jovens artistas como uma prévia do Coquetel Molotov. No dia 12 de novembro, estão confirmados: Raissa Dias; Bione; Uana; e Lucas e a Orquestra dos Prazeres. Os ingressos começam a ser disponibilizados a partir das 16h na bilheteria do Teatro do Parque, localizado à Rua do Hospício, Boa Vista.

Ainda no dia 12 de novembro, no Parque Santana, acontece uma feira de empreendedorismo que irá expor e comercializar o trabalho de jovens empreendedores do Recife. Para tentar garantir um estande, jovens de 15 a 29 anos podem acessar o linkbit.ly/FeiraFestivalJuventude e preencher o formulário.Diariamente, a programação do Festival da Juventude será divulgada noInstagram oficial da Secretaria da Juventude (instagram.com/sejuvrecife).

Confira a programação completa:

> 07/11 – Abertura

Manhã: Passeio Ciclístico do Parque da Jaqueira até a Rio Branco; e atividades físicas na Av. Rio Branco;

Tarde: Flash mob com coletivos de dança de jovens de K-POP, Brega Funk e Vogue na Av. Rio Branco; e Apresentações de Cultura Popular (Coco e Maracatu) na Av. Rio Branco.

> 08/11 a 12/11 – Realização de 20 oficinas, destacando Moda Sustentável com as Cabrochas, dança do Passinho, com Clara do Passinho e Aloops, com Brega Funk,  para jovens nas 06 RPA´s. Passeios turísticos na cidade, com o Olha! Recife a PÉ, visita a Museus e Exposições Culturais.

> 11/11 – 17h: Semi-Final do Fest Music Escolar PE (Campeonato Estadual de Bandas Escolares) no Teatro do Parque.

> 12/11 – Grande cerimônia do Festival de Juventude

Noite – 18h: Celebração Cultural do Festival com apresentações de jovens artistas do Cenário Musical do Recife e feirinha de Empreendedores jovens;

> 13/11 – Tarde e noite: Encontro de Esportes Radicais, com batalha de All Style; Best Trick de skate e patins; com feira de empreendedores jovens e apresentação de DJs, no Parque Santana. A partir das 15h.

> 14/11 –Manhã: “Festival Ver Ouvindo”, Sessão de Cinema: Filme: Carlota Joaquina, a princesa do Brasil (1995) – Duração: 100 min – Classificação: 14 anos, a ação,  com a juventude PcD, inclui passeio de bicicleta no Marco Zero e exibição de filme com audiodescrição no Teatro do Parque. Ingresso será retirado na bilheteria do teatro, a partir das 10h.