yashin,-eusebio,-charlton:-relembre-lendas-enfrentadas-por-pele-em-copas-do-mundo

Yashin, Eusébio, Charlton: relembre lendas enfrentadas por Pelé em Copas do Mundo

Tricampeão do mundo e dono de quatro participações em Mundiais, Pelé registrou um histórico de encontros com outras grandes lendas do futebol mundial: o português Eusébio, o inglês Bobby Charlton e o goleiro soviético Lev Yashin, por exemplo. Na despedida do Rei, morto nesta quinta-feira, aos 82 anos, relembre as vezes em que o brasileiro encarou nomes do futebol que foram eternizados nas páginas históricas do esporte.

Ao contrário do que se acredita, Pelé nunca enfrentou Maradona em campo: os dois eternos rivais só trocaram farpas fora deles, mas viveram momentos diferentes da história do futebol. Cruyff e Di Stéfano, por outro lado, encararam o Rei, mas não no Mundial: em duelos do Santos contra Barcelona e Real Madrid, respectivamente.

No principal torneio de futebol do mundo, Pelé encarou o lendário goleiro soviético em sua primeira Copa do Mundo, em 1958. Na última, em 1970, duelou contra o italiano Facchetti e contra o peruano Teófilo Cubillas. Nos duelos listados aqui, perdeu apenas um: contra Portugal de Eusébio, na Copa de 1966

Contra Lev Yashin – Brasil 2×0 União Soviética (Copa do Mundo de 1958)

No terceiro confronto da seleção naquele mundial, a dupla Pelé e Garrincha começava a dar o ar da graça. Mas quem brilhou contra o “Aranha Negra”, como era conhecido o goleiro soviético, foi Vavá, autor dos dois gols. Um deles, em tabela com Pelé — que chegou a acertar a trave.

Contra Raymond Kopa e Just Fontaine – Brasil 5×2 França (Copa do Mundo de 1958)

No mesmo Mundial, em semifinal contra a França do talentoso meio-campista e aquele que seria o maior artilheiro de uma única edição de Copa do Mundo (até hoje, com 13 gols). Em jogo muito movimentado. Vavá abriu o placar e Fontaine empatou com passe de Kopa. Didi desempataria a partida e Pelé apareceria em alta: o jovem de 17 anos marcou três vezes. Na terceira delas, em lindo passe de Didi dominado no peito. Piantoni diminuiria.

Contra Eusébio – Portugal 3×1 Brasil (Copa do Mundo de 1966)

Talvez o capítulo mais triste de Pelé em Copas depois da lesão no Mundial anterior. O Brasil, que vinha de campanha errática naquele Mundial, foi dominado por Portugal do craque Eusébio, que marcou um duas vezes e eliminou a Amarelinha ainda na fase de grupos. Rildo marcou o gol brasileiro.

Contra Gordon Banks, Bobby Charlton, Bobby Moore e Geoff Hurst – Brasil 1×0 Inglaterra (Copa do Mundo de 1970)

Pelé enfrentou um elenco estrelado da Inglaterra, que havia sido campeão mundial na Copa anterior, em casa. O jogo ficou marcado pela icônica defesa de Banks, que evitou de forma antológica o que seria um lindo gol do Rei de cabeça. No fim, a seleção que seria tri do mundo despachou os ingleses com gol de Jairzinho, assistido por Pelé.

Contra Teófilo Cubillas – Brasil 4×2 Peru (Copa do Mundo de 1970)

Pelé enfrentou outro craque sul-americano nas quartas da competição. Em bom jogo do Rei, que não marcou, o Brasil venceu com atuação brilhante de Tostão, autor de dois gols. Cubillas chegou a diminuir a partida para 3 a 2 no segundo tempo, mas os brasileiros fizeram o quarto com Jairzinho.

Contra Giacinto Facchetti – Brasil 4×1 Itália (Copa do Mundo de 1970)

A histórica final contra a Itália teve um duelo entre Pelé e o lendário zagueiro que marcou época com a Inter de Milão e da azzurra. Não deu para o defensor: o Brasil dominou os italianos de forma histórica. Pelé fez o primeiro, de cabeça, e deu o passe cinematográfico para o “Capita” Carlos Alberto TOorres fechar o placar.

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Heitor de Enoque se compromete em Construir Posto de Saúde no Alto do Santo Antônio, em Moreno

Durante caminhada no Alto de Santo Antônio, em Moreno, o candidato a prefeito de Moreno, …