workshop-encerra-mes-de-conscientizacao-do-autismo-em-olinda

Workshop encerra Mês de Conscientização do Autismo em Olinda

Evento foi realizado pela Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas

Publicado por: Redação Secom, em: 30/04/24 às 16:31

A Prefeitura de Olinda encerrou suas atividades do Mês de Conscientização do Autismo com um workshop sobre a rede de proteção ao transtorno. O evento aconteceu durante todo dia no Empresarial JAM, em Bairro Novo e contou com especialistas em diversas áreas que atuam direta ou indiretamente com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Os trabalhos começaram com a apresentação do Projeto Bolinha de Pelo é um Projeto de Educação Assistida por Animais (EAA), que usa cães como meio alternativo no tratamento para pessoas com deficiências em todos os níveis. Neste ano de 2024 são dez escolas atendidas em Olinda, com 100 estudantes, a maioria deles autistas.

Em seguida, a fonoaudióloga Anna Karenina discorreu sobre o processo a ser adotado pela família, desde o diagnóstico até o acesso à rede de proteção. Atendimento das Forças de Segurança e troca de experiências entre familiares e entidades de apoio às pessoas com TEA foram outros temas abordados.

O workshop foi uma realização da Prefeitura de Olinda através da Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas em parceria com o Instituto Maria da Penha, Tacaruna Social, Sociedade Bíblica do Brasil e Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente.

“A Prefeitura de Olinda atua com as famílias de pessoas com TEA em diversas ações, como o Centro de Reabilitação de Olinda (Saúde), Núcleo Infantil de Integração (NIDI, das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Saúde) e a Carteira do Autista, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos”, elencou a secretária executiva de Políticas Sobre Drogas, Rosely Chaves.

ENTREGAS DE ABRIL

No início de abril, foi inaugurada a Clínica da Criança na Policlínica Martagão Gesteira, em Salgadinho. O espaço atende crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos. No total, dez especialidades estão à disposição dos jovens: psicólogo, psiquiatra, pneumologista, odontólogo, pediatra, nutricionista, fonoaudiólogo, dermatologista, gastroenterologista e ginecologista. A capacidade é de 60 atendimentos por dia.

No último dia 10, a Prefeitura entregou o novo Núcleo Infantil de Integração (NIDI), que funciona de segunda a sexta-feira em dois horários: das 8h às 12h e das 14h às 17h e está localizado na Avenida Nacional, 390, em Peixinhos. Dois dias depois, o CAPS Infantil Valério Maciel Leitão foi entregue totalmente requalificado, com recuperação de pintura, sistemas hidráulico e estrutural, além de brinquedos.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

meio-ambiente-de-olinda-e-governo-do-estado-estreitam-lacos-para-projetos-futuros

Meio Ambiente de Olinda e Governo do Estado estreitam laços para projetos futuros

Reunião nesta sexta-feira (17) planejou algumas ações, e Olinda busca mais recursos Publicado por: Pedro …