vitima-de-relacionamento-abusivo,-mulher-reencontra-familia-apos-42-anos,-em-cumaru

Vítima de relacionamento abusivo, mulher reencontra família após 42 anos, em Cumaru

Maria Risalva da Silva, de 61 anos, morou com o marido por mais de 30 em São Paulo. Ele não a deixava manter contato com a família em Pernambuco.

Risalva, de 61 anos, reencontrou a família após mais de quatro décadas — Foto: TV Asa Branca/Reprodução

Maria Risalva da Silva, de 61 anos, é natural de Pedra Branca, na zona rural de Cumaru, Agreste de Pernambuco. As dificuldades que ela passou na vida não foram poucas e fizeram dela mais forte e mais guerreira. Mas, o que foi tão difícil nos caminhos dessa mulher? Tudo começou aos 19 anos, quando Risalva encontrou aquele que seria o marido e pai de 3 filhos dela.

Com o tempo, o homem que deveria ser dos sonhos, mostrou o lado sombrio. “Eu recebi uma carta de ameaça dele [ele já estava em São Paulo], dizendo se eu não fosse, ele iria matar minha família. E ele matava mesmo. Eu descobri anos depois, na verdade, que ele era matador de aluguel”, disse.

Em São Paulo, em meio a um relacionamento abusivo e cheio de ameaças, o ex-marido a isolou da família o máximo que pôde. Uma rotina não de amor, mas de medo. “A família me mandava as cartas e ele rasgava, eu escrevia e ele não colocava nos Correios. Ele me disse tudo depois. Eu não podia ter nada, eu trabalhava e o dinheiro era na mão dele”, lembrou.

Maria Risalva foi vítima de um relacionamento abusivo por mais de 30 anos — Foto: TV Asa Branca/Reprodução

Foram mais de três décadas de casamento vivendo essa tortura diária. E se foram também, ao todo, 42 anos sem qualquer contato com a família em Pernambuco. Para os pais e irmãos, a jovem que havia deixado Cumaru quatro décadas atrás estava morta. “Sempre pedia a Deus para um dia isso acabar. Eu pensava na minha família o tempo todo”, ressaltou.

Há 16 anos, o exmarido de Risalva morreu por causa acidente vascular cerebral (AVC). Agora, livre, acendeu a esperança de reencontrar a família em Pernambuco. Mas, como? Será que os pais e irmãos ainda estavam lá? Para isso, em Taquaritinga, no interior de São Paulo, a neta, Camila, entrou em campo para ajudar nessa procura pelas redes sociais, mas demorou.

Os caminhos puderam ser revertidos para achar uma solução. Graças à teimosia da neta e do avanço das redes sociais, a distância geográfica de São Paulo a Pernambuco, e também a distância do tempo, sumiram e deram lugar a um abraço: Risalva reencontrou a família.

Veja a reportagem completa:

Me conte sua história: Mulher reencontra família após 30 anos afastada

Vídeos de Caruaru e Região

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

About Redação

Veja também

Gestão do povo e para o povo, defende Andréa Medeiros, primeira-dama do Jaboatão

Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania: essas são as áreas que serão fortalecidas no Jaboatão …