Nesta quarta-feira (16), a vice-prefeita Patrícia Alves, representando a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, recebeu a visita da secretária regional da Cáritas Brasileira, Neilda Pereira. O encontro serviu de apresentação do projeto Quintais Ecoprodutivos, que visa atuar na questão de segurança alimentar de famílias com a capacitação e implantação de atividades produtivas agrícolas em comunidades que estão dentro do território estratégico de Suape em sete municípios, entre eles Ipojuca. Também participaram da reunião a chefe de Gabinete da Prefeitura, Ana Paula Guimarães, a diretora da Secretaria de Agricultura, Jackeline Gadé, além de representantes do Complexo Industrial Portuário de Suape.
Segundo a representante da Cáritas, a ação deve passar por algumas fases, como a formação de uma comissão local, definição das comunidades beneficiadas e diagnóstico dos espaços que serão contemplados com a iniciativa. “A contratação de uma instituição como a Cáritas por Suape tem a finalidade principal de desenvolver uma assessoria técnica, e essa assessoria significa olhar bem as comunidades indicadas, analisar o perfil e mostrar para a comissão qual o perfil produtivo. Definindo isso, nós iniciamos as capacitações e a implantação dos quintais propriamente ditos”, destacou Neilda Pereira.
Segundo a vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia Alves, “ações como essas sempre são bem-vindas para ajudar nossa população, principalmente aquelas pessoas que estão na área do campo, e a Prefeitura está à disposição para ajudar e participar no que for necessário”, informou. Além da subsistência das famílias, a finalidade do projeto também foca na capacitação para a venda dos produtos excedentes, a exemplo do que já acontece com as feiras de agricultura familiar do município.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca