No próximo dia 02 de abril, o mundo celebra o Dia da Conscientização do Autismo. Por isso, falamos hoje dos cuidados com as crianças autistas na hora de viajar. Você acha que é simplesmente arrumar a mala e seguir viagem? Fique atento, pois nã é mesmo! Para dar dicas às famílias com pessoas com o transtorno, ouvimos o especialista Victor Eustáquio, sócio fundador da Somar Special Care, referência no tratamento do Autismo no Nordeste. Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Equipe da clínica Somar Special Care, referência no tratamento do Autismo em Pernambuco
Quando chega o momento de viajar, para muitas crianças é uma festa só. Mas no caso de crianças autistas, é diferente: uma viagem pode e normalmente significa angústia, estresse, irritação. “Estamos falando sobre as crianças autistas, que em modo geral adora uma rotina. Portanto, é preciso muito cuidado na hora de viajar. Os pais precisem preparar esta criança com antecedência para a viagem acontecer de forma tranquila”.
O neurocientista explica que a rotina nada mais é que uma previsibilidade, que leva à criança autista a uma zona de conforto. “É extremamente importante a família planejar essa programação de férias utilizando uma ferramenta visual. Se a criança vai pra algum espaço que ela já conhece, a família pode por exemplo selecionar fotos da praça, parque, shopping ou praia que vão levá-la. Esse apelo visual vai remeter à memória reflexiva , que trará melhora comportamental”, explica. Quando se quebra a rotina das pessoas com autismo o seu comportamento muda imediatamente. “A criança autista pode chorar mais, aumentar a irritabilidade, aumentar as esteriotipias que são aqueles movimentos manuais, ela pode andar mais nas pontas dos pés, ter alteração no sono”, pontua Victor. E se a criança toma algum tipo de medicamento é importante a família buscar orientação do médico”. Ele acrescenta ainda que os pais devem evitar locais muito barulhentos. E uma dica muito importante no que diz respeito à segurança da garotada autista é: não esqueça de levar bilhetes com dados da criança, os pais devem colocar informações com nome, endereço e telefone no bolso, jaqueta ou pulseirinha no braço. “Isso é extremamente importante ainda mais para as crianças autistas porque elas possuem dificuldade na comunicação verbal”, finaliza.
Programação
Para esta semana do Dia da Conscientização Mundial do Autismo, a Somar Special Care programou uma série de atividades para democratizar a informação e com acesso gratuito a todas as famílias. No sábado, 01, haverá ações no Parque Dona Lindu e na orla de Olinda, com muitas brincadeiras, panfletagem oreintando as famílias e esclarecendo individualmente as dúvidas que elas tenham. Os profissionais das diversas áreas de atuação da clínica estarão prestando este serviço das 8h às 12h. No domingo, 02, haverá a Corrida – Autismo Run em Ação, na orla de Olinda também com brincadeiras e orientações, das 7h às 10h. A partir das 15h, haverá concentração de Banda e profissionais realizando brincadeiras e personagens infantis fazendo a festa da criançada na Livraria Jaqueira. Às 16h, todos saem em caminhada em direção ao Marco Zero do Recife, chegando lá por volta das 17h30, quando haverá apresentações culturais das crianças. Para quem estiver pela Zona Sul da capital, também está programada ação no Shopping Guararapes, com profissionais para esclarecer dúvidas sobre Autismo, contação de histórias e também palestra com o tema Como Identificar Sinais Precocemente, com a psicóloga Helena Andrade. Haverá ainda Mostra de quadros feitos por pacientes da clínica Somar.
Foto Divulgação: cedida pela Somar Special Care
Veja também
inflação são pauloIGP-M registra inflação de 0,05% em março
Brasileiros registram o momento em que um raio atinge para-raios em prédio de São Paulo; veja vídeo
Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes
Você precisa fazer login para comentar.