Governo do Estado vem avançando no planejamento para recuperação da orla de Jaboatão, Recife, Olinda e Paulista
A vereadora do Jaboatão dos Guararapes Rebecca Regnier, esteve reunida nesta quarta-feira(12) com integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) para discutir o andamento do Projeto de Engorda da Orla, uma iniciativa fundamental para conter o avanço do mar e recuperar as praias de Jaboatão e da Região Metropolitana.
“Fui super bem recebida por Andréa e Danise, que são especialistas em gerenciamento costeiro dentro da SEMAS. Foi uma conversa muito produtiva e esclarecedora sobre os próximos passos desse projeto tão essencial para nossa cidade”, afirmou Rebecca.
![](https://hojepe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/img_1631-1-1024x774.jpg)
Governo avança com estudos e busca por recursos
De acordo com a SEMAS, a governadora Raquel Lyra colocou a engorda da orla como prioridade e já iniciou um alinhamento entre os órgãos estaduais, como a SEMAS e a SEPE (Secretaria de Planejamento e Gestão), além da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a atualização dos estudos técnicos necessários para a realização da obra.
O governo estima que o processo de atualização levará cerca de nove meses, período no qual será feita a revisão dos levantamentos anteriores para garantir a viabilidade e a melhor metodologia de execução da regeneração costeira. O custo total da obra para recuperar a orla de Jaboatão, Recife, Olinda e Paulista é estimado em R$ 1 bilhão.
Enquanto os estudos são atualizados, a busca por recursos ocorre paralelamente, com o Estado articulando junto ao Governo Federal e organismos financiadores para viabilizar o projeto.
União entre municípios e governos será essencial
Para Rebecca Regnier, a recuperação das praias exige união política e institucional para garantir que os recursos cheguem o mais rápido possível.
“Mais do que nunca, nosso pensamento estava certo. Precisamos da união entre municípios, Governo do Estado e Governo Federal para que esses recursos sejam liberados e possamos ter nossa praia de volta da maneira mais sustentável possível”, destacou a vereadora.
A engorda da orla é uma demanda urgente para conter os impactos da erosão costeira, proteger o meio ambiente e preservar o potencial turístico e econômico da região. Rebecca vem cobrando ações do Governo do Estado e Prefeitos das áreas mais atingidas e deve acompanhar de perto essa pauta para reforçar a importância do diálogo entre os poderes para transformar o projeto em realidade.
Agora, a expectativa é pelo avanço do processo licitatório e pela mobilização política para garantir o financiamento da obra. A vereadora seguirá acompanhando o tema e cobrando medidas concretas para que a população tenha a orla recuperada e segura o quanto antes.
Você precisa fazer login para comentar.