A vereadora de Caruaru, Kátia das Rendeiras (Republicanos), foi presa na manhã desta quarta-feira (01), durante a operação “Primus”, desencadeada pela 3ª Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). A ação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa que praticava o crime de peculato, desviando bens públicos para benefício próprio ou de terceiros.
As investigações tiveram início em março de 2022 e contaram com o auxílio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e do Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/PCPE), além do apoio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-PE). Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão, um contra a vereadora e outro contra um assessor, além de 14 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros.
A operação “Primus” mobilizou cerca de 100 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca de Caruaru, Pierre Souto Maior.
Fonte: Prefeitura de Caruaru