O Vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) que é membro dos Conselhos de Cultura e Turismo, comemorou a divulgação do ciclo junino do Recife e a incorporação de algumas solicitações apresentadas na Câmara Municipal.
Desde o ano passado, através de requerimentos e debates, o Vereador reivindica a retomada dos polos descentralizados no São João, com palcos no Recife Antigo e também nas comunidades.
“O Secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello tem sido um verdadeiro baluarte na salvaguarda dos nossos fazedores de cultura e foi com muita alegria que recebemos a notícia de um ciclo junino descentralizado pois coincide com o que temos defendido. No ano passado, após ouvir o setor, sugerimos a ocupação do Recife Antigo, durante o Ciclo Junino para uma grande festa. Também destacamos a importância de reviver o São João nas comunidades e pleiteamos por exemplo, um polo na Bomba do Hemetério por ser o berço de diversas manifestações culturais”, afirmou o Vereador.
Outra reivindicação do parlamentar acatada pela Prefeitura do Recife foi a criação de uma pré-temporada de festejos juninos para aquecer o setor de entretenimento e divulgar o trabalho dos artistas locais.
“No mês de maio recebemos a sinalização positiva de uma edição especial junina do Viva a Guararapes. Este e outros avanços só têm sido possível através da articulação conjunta com a Secretária do Recentro, Ana Paula Vilaça, e a Secretária de Turismo, Cacau de Paula, para termos um aquecimento do São João com nossos sanfoneiros e quadrilheiros. Recife tem acertado ao valorizar o que é genuinamente nosso, os artistas da nossa terra”, destaca Marco Aurélio Filho.
Além disso, o Vereador afirmou que a Comissão Especial do Carnaval, São João e Grandes Eventos da Câmara Municipal do Recife, da qual é presidente, após a Audiência Pública realizada nesta semana com o setor artístico, vai entregar ao Prefeito João Campos algumas recomendações para estimular a retomada econômica do setor de entretenimento.
No radar do Colegiado está a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) para o entretenimento. O tributo municipal é aplicado a empresas ou profissionais autônomos que realizam prestação de serviços.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação