Desobrigação do uso de máscaras começa a valer nesta quarta (20) em todo o estado.
Campus Recife da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica em Dois Irmãos, na Zona Norte — Foto: Pedro Alves/g1
As universidades públicas de Pernambuco decidiram manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, mesmo diante da liberação do governo estadual, que vigora a partir desta quarta-feira (20). O estado tornou o uso do equipamento de proteção opcional após 703 dias do início da exigência.
Há algumas exceções para a desobrigação do uso de máscaras. Elas continuam sendo obrigatórias no interior de veículos de transporte coletivo, escolas, hospitais, consultórios e demais unidades de saúde.
No caso das instituições de ensino, a obrigatoriedade de máscaras ocorre somente em escolas para maiores de 3 anos, do ensino infantil, creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Nas faculdades, o uso passou a ser facultativo.
As máscaras seguem obrigatórias nas seguintes instituições:
No caso do IFPE, apesar de ser uma instituição de ensino superior, a obrigatoriedade também ocorre porque os campi também oferecem ensino médio e técnico, recebendo estudantes menores de idade, cuja vacinação começou a ser feita posteriormente.
Por meio de nota, a UPE disse que a obrigatoriedade é válida para toda comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos, técnicos administrativos e prestadores de serviços, bem como visitantes.
LEIA TAMBÉM:
Reitoria da Universidade de Pernambuco — Foto: Pedro Alves/g1
Isso é válido para ambientes fechados ou abertos, “com base nos protocolos sanitários que mantiveram o uso de máscaras nas escolas de educação básica e unidades de saúde”.
A UFPE disse que o uso de máscaras é exigido nos ambientes internos, mas que, na última semana de abril, deve ocorrer uma reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 da instituição para discutir o tema.
A UFRPE também disse que o Comitê de Acompanhamento da Covid-19 da universidade “permanece monitorando a situação para possíveis novas determinações”.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!