Marcado pela violência e confusão, o último final de semana de prévias do Carnaval em Olinda teve uma prisão em flagrante por furto e 16 pessoas conduzidas a delegacias para a tomada de depoimentos. A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou os dados nesta segunda-feira (13).
O balanço considera o intervalo entre 19h da sexta-feira (10) e 7h desta segunda-feira. A polícia também disse que houve apreensão de arma branca e pequenas quantidades de entorpecentes.
“As equipes das delegacias e unidades montadas para o período da festa trabalharam na investigação e repressão de brigas e crimes patrimoniais”, informou a Polícia Civil.
Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda informou que solicita à Secretaria de Defesa Social aumento do efetivo da Polícia Militar para as prévias.
“O município mantém um constante diálogo com as forças de segurança, prezando sempre pelo bem-estar da população. A Gestão Municipal atua na troca do parque de iluminação do Sítio Histórico por lâmpadas de LED e com pontos de bloqueio fixos para troca de vasilhames de vidro por plástico, além do trabalho educativo nos bares e com os ambulantes cadastrados para as prévias”, informou a gestão municipal.
Polícia Militar
Em relação ao desfile das Virgens de Bairro Novo, a Polícia Militar de Pernambuco disse que “mais de 500 lançamentos foram empenhados para a segurança dos foliões” nos horários das 7h, 10h e 12h, em grupos de policiais a pé, de motos, de carros e a cavalos.
O 1º BPM, responsável pela coordenação do esquema de segurança do bloco, informou que foram registradas algumas ocorrências durante a realização do evento, sendo necessária a intervenção do efetivo. Dois indivíduos foram detidos e conduzidos, segundo a corporação.
Um policial militar foi atingido na cabeça por um objeto arremessado, que não foi identificado. Ele recebeu os primeiros socorros dos Bombeiros e foi encaminhado para o Centro Médico Hospitalar (CMH).
Briga generalizada
Equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado também informaram que os policias militares da unidade teriam se deparado, inicialmente, com uma briga generalizada entre grupos rivais, que jogavam pedras e garrafas uns nos outros, usando bombas caseiras e depredando os ônibus.
“A equipe, juntamente com o efetivo do Bope, conseguiu fazer a dispersão dos envolvidos, que correram para as ruas transversais. Ao seguir novamente para o setor, a mesma equipe voltou a se deparar com os mesmos indivíduos na avenida Carlos de Lima Cavalcanti, novamente em confronto, e lançando pedras contra o efetivo, momento em que os policiais, juntamente com o efetivo da Radiopatrulha e do 1° BPM, realizaram novamente a dispersão dos envolvidos”, acrescentou.
A Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), que realiza o policiamento especialmente no Sítio Histórico, informou que houve algumas denúncias de celulares furtados na área. “Um homem foi detido suspeito de roubar um óculos de uma transeunte. Uma outra ocorrência de difamação foi registrada envolvendo um proprietário de imóvel e seus inquilinos. A situação foi resolvida no local”, detalhou a Polícia Militar.
Policias da Radiopatrulha também precisaram intervir num confronto entre grupos rivais, em frente à Prefeitura de Olinda. “Foi necessário a utilização de disparos de elastômero para conter os envolvidos, porém eles reagiram e atiraram contra o efetivo, que teve que reagir da mesma forma. Os indivíduos fugiram, pulando para uma área de mata, onde não foi possível capturá-los”, completou a polícia.
Veja também
SÃO PAULO educaçãoFalso médico suspeito de matar homem e esconder corpo em geladeira em Pernambuco é preso
Meninas têm poucas referências em exatas e dificuldade em matemática