Indagado sobre o propósito da chapa encabeçada pelo PCO na corrida pelo Governo de Pernambuco, o candidato da sigla, Ubiracy Olímpio, não arrodeia e explica o seguinte:
“As eleições para nós são simplesmente uma vitrine. Nós como partido de esquerda, revolucionário, sabemos muito bem a dificuldade que nós temos de eleger nossos companheiros, mas é justamente a oportunidade que eu e os outros companheiros do Brasil temos para estar aqui numa rádio como essa e poder falar aquilo que está no nosso programa”.
Ubiracy prossegue, reforçando que “o Partido da Causa Operária é um partido revolucionário”. E emenda:
“A gente está aqui para mudar, mas só muda o sistema. Se não mudar o sistema, a gente não consegue ir a lugar nenhum. Então, as eleições para nós são simplesmente uma vitrine para que a gente possa denunciar tanto o governo estadual, o governo federal e todo aquele que a gente achar”.
O candidato sublinha que o “o que importa é a gente defender o trabalhador, esse sim é nosso objetivo”. Questionado se nunca conseguirão, dessa forma, chegar ao poder, ele devolve: “Com uma revolução!”.
Em outras palavras, Ubiracy Olímpio descarta que haja intenção de uso de armas, e esclarece:
“A revolução tem que ser toda ela no sistema, no sistema bancário no sistema da própria eleição em si. Creio que a gente tem muita coisa que possa mudar”. Como fazer isso? “É uma questão de conscientizar a classe trabalhadora, procurar trabalhar nas bases, nos sindicatos, nas mobilizações de rua”.
Ele acrescenta: “Hoje, a gente vê muitos políticos chegarem aqui, falarem bonito e prometerem coisas. Nós não prometemos nada. Nós prometemos é liberdade num País como o nosso, que é democrático”. E enfatizou: “Quando falo em revolução, é revolução do sistema”. E analisa o seguinte: “É muito difícil num País como o nosso, com uma população, um território grande, nós ganharmos a eleição, principalmente para o Executivo”. Ubiracy Olímpio, que já foi candidato a prefeito de Jaboatão, arremata: “Claro que a gente está mostrando dentro do que está no nosso programa o trabalhador em si. Se a gente mudar esse sistema, a gente consegue vencer”.
Vice vai ser lançado
Ubiracy Olímpio tem a advogada trabalhista Roberta Rita como candidata ao Senado em sua chapa, mas ainda não anunciou o candidato a vice. “Nós temos o candidato a vice. A gente vai lançar o nome dele esses dias, porque temos até 15 dias antes da eleição para lançarmos nosso candidato”, avisa Ubiracy. E diz haver dificuldade em relação a isso “dentro do sistema eleitoral” e informa que tem companheiro sofrendo perseguição em prefeitura da RMR, onde trabalha.
Ruído > Sobre as críticas feitas pelo candidato do PCB, Jones Manoel ao ex-presidente Lula, envolvendo a corrupção e a falta de atenção às bandeiras da esquerda, Ubiracy reage: “Não queria tocar nesse assunto”. Faz referência ao PCB em tom crítico, lembrando que já foi do partido, que, segundo ele, se diz comunista.
Ressalvas > “Não é o momento de chegar e criticar o ex-presidente Lula, porque, diante da situação que nós estamos passando, o único inimigo que temos é Bolsonaro. Quando ele fala em questão de corrupção, isso aí é atitude dele (Jones Manoel), até porque nós temos que ver que Lula foi inocentado de todos os processos referentes a ele”, argumenta Ubiracy Olímpio.
Veja também
Futebol Série BVídeo flagra agressão da Polícia Militar de Alagoas a torcedores do Náutico
Com direito a ‘lei do ex’, Náutico perde para o CSA e se afunda de vez no Z-4 da Série B
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo