Com o término da Copa do Mundo, o torcedor voltou suas atenções para aquilo que não acontece apenas de quatro em quatro anos, mas sim toda a temporada. É o momento dos trabalhos de preparação visando os objetivos da época seguinte. Enquanto a bola rolava no Catar, Náutico, Santa Cruz e Sport já treinavam. Confira como anda a preparação do Trio de Ferro da Capital para 2023.
O Santa Cruz foi o primeiro a se reapresentar, começando os trabalhos no dia 14 de novembro. O Tricolor passou por um processo de remontagem do elenco, além de apostar na vinda de Ranielle Ribeiro para comandar a equipe em 2023. Chegaram o goleiro Matheus Inácio, os laterais Tharlles e Ian Rodrigues, o zagueiro Yan Oliveira, o volante Anderson Paulista, o meia Anderson Paraíba e os atacantes Michel Douglas, Dagson e Rian Lopes.
A equipe ainda quer mais um goleiro, um zagueiro, um volante e um atacante de lado. Entre os remanescentes, destaque para Hugo Cabral. “O torcedor sabe que pode contar comigo. Tenho fé que será uma temporada de alegrias. Farei de tudo para conseguir o acesso”, afirmou. O Santa já fez quatro jogos-treino, contra CSP (2×2), Íbis (3×0), Projeto Vida (4×0) e ASA (0x0). O próximo compromisso é perante o Campinense, dia 28, no Arruda.
O Sport se reapresentou no dia 7 de dezembro. Também com treinador novo, Enderson Moreira. O clube trouxe sete reforços: o goleiro Renan, os laterais Felipinho e Igor Carius, o volante Matheus Vargas, o meia Jorginho e os atacante Gabriel Santos e Edinho.
“Uma pré-temporada bem feita é fundamental para iniciar o ano. Tudo que for feito nesse primeiro mês não vai render bem no fim, mas no começo do ano que vem. E assim formatamos os atletas nos meses subsequentes até o término de 2023”, apontou o coordenador de performance do Sport, Anselmo Sbragia.
O Náutico voltou aos trabalhos no dia 5 deste mês. Do Trio de Ferro, foi o único que manteve o mesmo técnico que terminou a temporada anterior, Dado Cavalcanti. Sobre reforços, já foram 10 até o momento: o goleiro Vagner, o zagueiro Denilson, os laterais Diego Matos e Alan Cardoso, os volantes Juan Gauto e Jean Mangabeira, os meias Matheus Carvalho e Gabriel Santiago, além dos atacantes Paul Villero e Régis Tosatti.
Quanto às saídas, o Náutico não terá o meia Jean Carlos, que se transferiu para o Ceará. Em compensação, nomes como Souza e Victor Ferraz permanecem. O Timbu já fez jogo-treino contra o time sub-20 e realiza nesta sexta (23), nos Aflitos, um amistoso diante do ASA.
Oficialmente, o ano para o Santa Cruz começa no dia 5 de janeiro, diante do Caucaia/CE, no Arruda, pela primeira fase da pré-Copa do Nordeste. Para Náutico e Sport, os primeiros duelos serão pelo Campeonato Pernambucano, que se inicia em 7 de janeiro. A etapa de grupos do Nordestão terá pontapé a partir do dia 22 do próximo mês.
Veja também
FUTEBOL Copa do MundoPedro, Everton Ribeiro e outros: quem são os jogadores do Mundial de Clubes que estiveram na Copa
Federação Francesa se queixa de “excessos” dos jogadores argentinos nas comemorações
Fonte: Folha PE