Pernambuco terá três representantes no concurso Miss Glam U. Plus Size Brasil, que começa nesta sexta-feira (25), em Fortaleza, no Ceará. As misses Bruna Sobreira, que concorrerá na categoria Tradicional; Debora Rodrigues, na categoria Curvy; e Cléo Henry, na categoria sênior.
Além de escolher a mulher mais bela, o evento busca quebrar padrões estéticos e o combate à gordofobia.
As três pernambucanas integram o Movimento Mundo Plus, projeto que promove cursos, concursos, palestras, desfiles, exposições, workshop, ações sociais, e também prepara modelos para o mercado de trabalho.
De acordo com a representante do Movimento Mundo Plus Karla Rezende, os concursos de beleza plus size são um grito de liberdade e uma quebra dos padrões de beleza impostos pela sociedade.
“Pernambuco tá indo muito forte. As meninas tiveram muito cuidado nos trajes típicos. Procuraram inspiração na cultura pernambucana. Estão bem preparadas. Estamos esperançosas”, afirmou Karla Rezende, informando que o evento acontece até o domingo (27).
Combate à gordofobia
O Recife é a primeira capital brasileira a aprovar duas leis que defendem os direitos e o combate ao preconceito contra as pessoas gordas. De autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a primeira lei transforma o dia 10 de setembro no “Dia Municipal contra a Gordofobia“.
Já a segunda lei pretende incluir a pauta da luta antigordofóbica na emenda do ensino público municipal, com ações temáticas e formação do corpo escolar sobre o assunto. A lei também prevê a compra de cadeiras estudantis para pessoas gordas e adaptação de espaços para alunos obesos.
Veja também
Cultura Assédio Livraria Jaqueira oferece música e poesia, neste sábado (26)
Adidas investiga acusações de comportamento inapropriado do rapper Kanye West