Atualmente o Brasil está com 14 mil obras paradas. A informação faz parte do levantamento dos grupos técnicos da transição, divulgado nesta quinta-feira (22). Em cerimônia no CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, o vice presidente eleito, Geraldo Alckmin, que também coordenou o governo de transição, entregou o relatório final ao presidente eleito, Lula.
Antes de entregar o documento a Lula, Alckmin destacou pontos que, para ele, representam o “desmonte do estado brasileiro”, em diversas áreas do atual governo.
Geraldo Alckmin também mencionou o aumento de 59% do desmatamento na Amazônia, nos últimos 4 anos. Os dados foram levantados pelos 32 grupos técnicos. Segundo Alckmin, 5 mil pessoas trabalharam na transição, de forma voluntária, sem receber por isso. Além disse, ele citou que 23 pessoas foram pagas para atuar nos GTS. A lei permite até cinquenta.
Ao receber o documento de 100 páginas, e após ouvir os principais pontos do diagnóstico do atual governo, Lula destacou que quer levar as informações para toda a população.
Antes de anunciar nomes de 16 ministérios da próxima gestão, o presidente eleito agradeceu a atuação de todos os cinco mil envolvidos nos chamados GTS, principalmente os voluntários. Lula Também agradeceu a colaboração dos integrantes do Conselho Político, representando catorze partidos. Ele aproveitou o evento para agradecer a atuação de parlamentares na aprovação da PEC da transição, no Senado e na Câmara.
Fonte: Agência Brasil