O grupo do governo de transição responsável pelas políticas de desenvolvimento agrário vai propor a recriação do antigo MDA, o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Em 2016, no governo Temer, o Ministério foi extinto e as políticas da pasta foram transferidas para uma secretaria dentro do MAPA, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Nesta sexta-feira, o coordenador do grupo de trabalho criado para debater o tema, o deputado federal Pedro Uczai, do PT, informou que eles vão defender a criação de um novo ministério para aumentar a oferta de alimentos.
O parlamentar Pedro Uczai argumentou que as políticas para aumentar a produção de alimentos perderam 77% das verbas entre 2016 e 2022, o que tem reduzido programas como o Mais Alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Ainda segundo Pedro Uzcai, diferente do Ministério da Agricultura, a nova pasta deve priorizar o mercado interno.
O documento com a proposta para recriação do ministério será apresentado na próxima terça-feira ao coordenador do governo de transição, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckimin. A decisão final para recriar a pasta é do presidente eleito Lula.
Fonte: Agência Brasil