trabalho-da-defesa-civil-de-olinda-recebe-premiacao-em-caruaru

Trabalho da Defesa Civil de Olinda recebe premiação em Caruaru

Reconhecimento na prevenção de acidentes aconteceu durante a Semana Nacional de Redução de Desastres

Publicado por: Redação Secom, em: 10/10/23 às 10:50

A presença diária nas ruas para manter a população de Olinda segura renderam um reconhecimento ao trabalho da Defesa Civil de Olinda. O órgão foi premiado na manhã desta terça-feira (10.10), em Caruaru, durante a Semana Nacional de Redução de Desastres, pelo trabalho de seu Plano Municipal de Contingência. O evento ocorreu na Faculdade Uninassau, no município agrestino.

A Defesa Civil de Olinda montou uma estrutura para aliar a tecnologia no monitoramento, que já é conduzido pela pasta rotineiramente. Para tanto, foi montado um comitê de gerenciamento na sede da pasta, no bairro de Jardim Atlântico, onde todos os índices relativos ao clima são catalogados em tempo real e transformados em ações para as equipes que estão nas ruas. Isso possibilita uma redução do tempo de resposta em até 70%

Esse monitoramento pode ser acessado até pelo celular dos gestores. Cada índice gera alerta para ações específicas. Por exemplo, quando os ventos estão muito fortes, o cuidado passa a ser quanto ao tombamento de árvores.

Esse trabalho é traduzido nos números. Este ano, a Defesa Civil de Olinda já cobriu 435.422,80 metros quadrados de áreas de morro com lonas. Foram 1.913 árvores erradicadas em encostas – as raízes desses vegetais acumulam água e potencializam o risco de movimentações de barreira durante o período chuvoso.

As equipes de engenharia realizaram 1.538 vistorias, além de 1.191 atendimentos pelo serviço social. A central de telefonia recebeu 5.973 ligações.

Além da lona, a Prefeitura utiliza outros métodos de proteção. O solo grampeado, por exemplo, já está presente em mais de dois mil metros quadrados. A contenção com pedra argamassada assinala 107,5 metros quadrados, além de 17 metros quadrados com paredes de concreto. Essas intervenções estão distribuídas entre as ruas da Jangada (Córrego do Abacaxi), Londres (Alto da Bondade) e da Linha (Águas Compridas).

REEDUCANDOS

Os reeducandos que atuaram no resgate das vítimas do desabamento de parte do Edifício Leme, em abril, receberam um certificado de reconhecimento pelo esforço e dedicação. Os documentos foram entregues pelo prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …