tour-cultural:-mis-experience-apresenta-vida-e-obra-de-candido-portinari,-em-sp!

Tour Cultural: Mis Experience apresenta vida e obra de Candido Portinari, em SP!

Candido Portinari, um dos mais célebres pintores brasileiros, ganhará retrospectiva em grande estilo no MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – a partir de 5 de março. Apresentada pelo Bradesco, a exposição Portinari para todos reinterpreta obras do artista, por meio de recursos audiovisuais que preencherão os quatro cantos do espaço expositivo. Durante a visita, o público mergulhará no universo de um dos grandes ícones da arte do século 20, chamado de “Michelangelo brasileiro” pelo então diretor do Museu do Louvre, Germain Bazin, em 1946. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Escreva a legenda aqui

Ao todo, a mostra exibirá mais de 150 pinturas de Portinari, através de projeções e diferentes tecnologias. Entre elas, estão obras famosas como o Lavrador de café (1934), A primeira missa no Brasil (1948), Café (1935) e Guerra e Paz (1952-1956). Pela extensão do acervo apresentado, Portinari para todos será a maior exposição já realizada sobre o artista, servindo também para marcar os 60 anos sem Portinari. Reafirmando sua importância no cenário internacional e na Arte Moderna no Brasil, essa mostra integra o calendário oficial de comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 promovido pelo governo paulista.

A exposição, que segue os mesmos moldes de Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio, realizada também pelo MIS Experience entre 2019 e 2021, será dividida em três áreas expositivas. A primeira contará com instalações que levam o público ao universo artístico do pintor. No espaço seguinte, o visitante terá acesso à sala “Portinari Imenso”, onde poderá imergir nas obras projetadas em escala monumental. Já a terceira área será destinada à contextualização do trabalho do artista, evidenciando a sua importância para a cultura e a história do Brasil. Segundo o curador, Marcello Dantas, Portinari para todos permitirá que o público compreenda a magnitude do legado do artista. “É uma maneira de dar imensidão à obra do Portinari de modo que o público brasileiro possa entender a grande importância do artista através dos tempos e encontrar, na linguagem do século 21, uma forma de


interpretá-lo”, comenta.

Crédito: Divulgação/Agência Galo

O Brasil de Portinari


Nascido em Brodowski, interior de São Paulo, Candido Portinari (1903-1962) se tornou um dos pintores mais importantes do século 20 ao fazer do povo, das festas populares, do folclore, da natureza, da paisagem urbana e da infância no campo os temas centrais do seu trabalho artístico. Não à toa, pinturas de sua autoria – como Retirantes, Café, Samba e Mestiço – se tornaram emblemáticas em todo o país, sendo bastante disseminadas nos círculos de arte nacional e nas escolas.

Portinari também obteve reconhecimento internacional ao criar gigantescos murais, como o Altar da Igreja de São Francisco de Assis – considerado por Israel Pedrosa a mais importante obra sacra do século 20 – localizado no complexo arquitetônico da Pampulha (BH), hoje Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e o díptico “Guerra” e “Paz”, encomendados como um presente do Brasil para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos. Apesar de não ter feito parte da Semana de Arte Moderna de 1922, Portinari é um dos maiores representantes do Modernismo brasileiro. Mário Pedrosa, um dos mais importantes críticos de arte à época, afirmou que “Portinari foi o aríete com que a Arte Moderna se tornou vitoriosa no Brasil”. O artista trocava cartas com Mário de Andrade, retratado em uma de suas obras, e manteve contato próximo com grandes intelectuais daquele tempo, como o poeta Carlos Drummond de Andrade, os escritores Raul Bopp, Graciliano Ramos, Jorge Amado e José Lins do Rego, e os arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Crédito: Divulgação/Agência Galo

Dono de traços firmes, dominando uma miríade de técnicas de pintura, Portinari explorou possibilidades de múltiplos estilos e criou uma identidade cromática que se evidencia mais declaradamente em seu painel A primeira missa no Brasil, herança dos grandes coloristas vênetos, como Tintoretto, Veronese e Tiziano, todos da mesma região de origem de Portinari. Partindo do princípio de que a arte modernista propunha ultrapassar o “de frente para o mar, de costas para o Brasil”, Portinari, nas palavras de Israel Pedrosa, o pintor — em toda a história da pintura universal, o pintor que mais pintou o seu país”. Os seus temas sociais, históricos, religiosos, o trabalho no campo e na cidade, a infância, os tipos populares, a festa popular, os mitos e o folclore, a fauna, a flora e a paisagem, são, nas palavras de Jorge Amado, “a matéria com que trabalhou e construiu sua obra imortal”. Para saber tudo desta exposição imperdível é só clicar AQUI!

Veja também

Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes

About Redação

Veja também

Réveillon Jaboatão: Confira os destaques da programação de Candeias e Jaboatão Centro

Por Luiz Gonzaga Jr – 13/12/24 – 23h:40m A festa de Réveillon 2025 promovida pela …