Entre os dias 8 e 28 de janeiro, Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, é palco do FEMUSC – Festival Internacional de Música de Santa Catarina, considerado o maior festival-escola da América Latina. Em sua 18ª edição, o evento, que abre o calendário cultural do estado, irá celebrar o encontro entre o erudito e o popular, reunindo grandes nomes do cenário nacional e internacional.
Foto: Diego Redel/FEMUSC
Um elenco de professores renomados vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior, programas de ensino que atendem desde os pequenos aos mais maduros, e concertos gratuitos que acontecem em diversos pontos da cidade, fazem do festival um evento diferenciado, e um verdadeiro legado para toda a região. O FEMUSC movimenta o turismo, faz girar a economia, gera empregos e renda, e, espalha arte e cultura pelos quatro cantos da cidade, fomentando a formação profissional dos músicos envolvidos e, proporcionando momentos únicos ao público.
Foto: Diego Redel/FEMUSC
No total, são 86 professores, sendo 40 estrangeiros, que vão à Jaraguá do Sul para compartilhar conhecimento e multiplicar experiências. Nomes como o da cantora Jane Duboc, do maestro Roberto Duarte, do violinista Simon Bernardini e do instrumentista, Renato Borghetti (MPB), estão entre os destaques desta edição. A grandiosidade do FEMUSC pode também ser representada através dos números previstos para 2023. Segundo os organizadores, já são mais de 1,2 mil alunos inscritos – do Brasil e de outros 32 países – três semanas de atividades e mais de 200 apresentações. “Não existe nada como o FEMUSC. Ele vai além da música. É um projeto humanitário”, destaca o maestro Alex Klein, um dos principais oboístas da atualidade, ganhador do “Grammy” na música erudita e, idealizador do festival.
Contribuição social
Para muitas pessoas, o evento representa um primeiro contato com a música e até mesmo, a descoberta da paixão por um novo instrumento. Isso porque, paralelamente à programação do FEMUSC, acontece o Femusckinho, voltado para o público infanto juvenil, de 6 a 12 anos. São oferecidas aulas de canto coral, percussão corporal e violino. Em duas semanas, mesmo as crianças sem nenhum conhecimento musical, apresentam seu primeiro concerto como participante de orquestra. Neste ano, cerca de 80 crianças devem participar da iniciativa.
Foto: Diego Redel/FEMUSC
Já no FEMUSC Jovem, outros 80 participantes, de 12 a 17 anos, terão a oportunidade de vivenciar o contato com a música. E, nesta edição, uma novidade: o Femusc Jaraguá, programa voltado para jovens da cidade a partir de 17 anos. As atividades voltadas para esse público reforçam a contrapartida social do FEMUSC.
Sobre o FEMUSC
O FEMUSC acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2023, chega à sua 18ª edição. O evento acontece entre 8 e 28 de janeiro. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o Festival reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. Saiba mais acessando www.femusc.com.br.
SERVIÇO:
18ª edição do FEMUSC
De 8 a 28 de janeiro de 2023
Local : Auditório do Centro Cultural SCAR, Jaraguá do Sul, SC e diversos espaços da cidade.
Transmissão ao vivo para todo o Brasil: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Informações: [email protected]
Veja também
Rio de Janeiro PropostaMulher é presa no RJ por suspeita de financiar atos golpistas
Antonio Coelho incorpora sugestões do setor produtivo em seu parecer sobre o FEEF
Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes
Você precisa fazer login para comentar.