teatro-do-parque-recebe-mostra-de-filmes-espanhois-ineditos-na-cidade

Teatro do Parque recebe mostra de filmes espanhóis inéditos na cidade

Fruto da articulação entre a Prefeitura do Recife, o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha no Brasil, a Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo promoverá a exibição gratuita e aberta ao público de quatro longas: “La vida era eso”, “Josefina”, Crónica de una tormenta” e “Una vez más”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

Na próxima semana, entre os dias 20 e 22, o Recife confirmará suas conexões com a cultura espanhola, celebrando um intercâmbio que vai ser coisa de cinema. Numa articulação entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha no Brasil, o Cineteatro do Parque receberá a Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo, com a exibição gratuita e aberta ao público de quatro filmes que oferecem um generoso, fidedigno e imperdível panorama da produção audiovisual espanhola da atualidade. 

Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes de cada sessão, cujos horários variam entre 16h45 e 19h (vide serviço). Serão apresentados quatro longas durante a Mostra, todos lançados entre os anos de 2019 e 2021: “La vida era eso”, “Josefina”, Crónica de una tormenta” e “Una vez más”. Os filmes são todos inéditos na cidade. O Teatro do Parque, equipamento cultural gerido pela Prefeitura do Recife, que reúne uma raríssima combinação de atributos históricos e técnicos, assegurando passado e futuro à cultura recifense, fica na Rua do Hospício, nº 81, no Bairro da Boa Vista.

A programação cultural da Mostra da próxima semana é um desdobramento da adesão do Recife à rede Cidades Cervantinas, que reúne destinos de todo o mundo, articulados pelo governo espanhol para celebrar e difundir a obra de Miguel de Cervantes, um dos mais importantes autores da literatura mundial. A capital pernambucana foi a primeira e segue sendo a única cidade brasileira a integrar a rede, que existe desde 2017 e conta com 28 cidades na Europa, África e América.

A Rede tem como propósitos favorecer a integração entre os lugares ligados pela vida e pela obra de Cervantes; a promoção de atividades conjuntas que possibilitem um maior desenvolvimento de suas comunidades, em nível educacional, cultural, turístico ou econômico; e a difusão da vida e da obra do autor, por meio de programas específicos, que podem ou não ser partilhados pelas diferentes cidades, com o objetivo de fazer de Cervantes um eixo de desenvolvimento social e cultural mundo afora.



Confira os detalhes da programação:

MOSTRA DE CINEMA EsPANHOL CONTEMPORÂNEO

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA (Dia 20)

19h – La vida era eso 

2020, 109 min

Diretor: David Martín de los Santos

Sinopse: Num hospital, na Bélgica, os destinos de María e Verónica cruzam-se. As duas imigrantes espanholas se encontrarão fugindo de diferentes crises: María na onda migratória de 1970 e Verônica tentando escapar da falta de perspectivas para a juventude atual. Um vínculo se estabelece entre elas e, após um acontecimento inesperado, María partirá em busca da família de Verónica, numa Espanha muito diferente daquela que abandonou e na qual se reencontrará com o que havia deixado pendente.

TERÇA (Dia 21)

19h – Josefina

2021, 90 min

Diretor: Javier Marco

Sinopse: Juan, um agente penitenciário, observa silenciosamente, todos os domingos, a visita de Berta, mãe de um dos presos. Para se aproximar dela, comete o desatino de se fazer passar por pai de uma suposta detenta: Josefina. A necessidade de preencher o vazio em que vivem leva Juan e Berta a continuarem se encontrando, a despeito da realidade que os cerca.

QUARTA (Dia 22)

16h45 – Crónica de una tormenta

2020, 85 min

Diretora: Mariana Barassi

Sinopse: Maca, uma profissional que não acredita em hierarquias no trabalho, compete com Vargas, um jornalista manipulador, para conseguir o cargo de diretor de um importante jornal. Na noite em que Antonio, o atual diretor, conta a Maca sobre o processo de seleção, ambos terminam trancados no jornal por uma forte tempestade.

19h – Una vez más 

2019, 111 min

Diretor: Guillermo Rojas

Sinopse: April volta para casa para o funeral de sua avó e, ao reencontrar sua antiga vida, começa a pensar em recuperar tudo o que deixou para trás, quando partiu para o exterior em busca de um futuro.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …