PUBLICIDADE
Na próxima quarta-feira (10), a Terra do Café, Taquaritinga do Norte, completará 136 anos de Emancipação Política. Uma vasta programação foi preparada pelo Governo Municipal para vivenciar esta data tão importante. Já iniciando hoje (04), com a inauguração do Mercado Público – Sebastião Manoel do Nascimento, no Distrito de Pão de Açúcar. A programação segue até o dia (10), com Cavalgada Ecológica, passeios ciclísticos, lançamento de livro, revista, show cultural, manhã esportiva e desfile cívico.
Confira a programação completa
Dia 04/05 – Inauguração do Mercado Público – Sebastião Manoel do Nascimento
Local: Distrito de Pão de Açúcar
Hora: 18h
Dia 07/05 – Passeio Ciclístico
Local: Taquaritinga do Norte
Hora: 7h
XX Cavalgada Ecológica
Local: Concentração na casa da fazenda do Hotel Fazenda – Comunidade de Placas.
Hora: 7h
Shows musicais:
Almoço: Cantor Axé
Chegada ao Centro da cidade: Bardhigão
Após a Santa Missa: Adriano Silva
Kits: R$ 50.00
Dia 08/05 – Show Cultural
Local: Altar da Pátria
Hora: 15h
Dia 09/05 – Lançamento do Livro “Construindo um Plano Diretor Participativo:
Experiência Metodológica Taquaritinga do Norte”
Lançamento da Revista Café Cultural
Divulgação da data e novidades sobre o Festival do Café Cultural 2023
Local: Espaço Café Cultural (Sede da Prefeitura)
Hora: 19h
Dia 10/05 – 136 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
8h – Hasteamento dos Pavilhões Oficiais
Local: Altar da Pátria
9h – Manhã Esportiva
Local: Cento da Cidade
Corrida Rústica (Saindo da Comunidade de Placas)
Corrida do saco
Corrida do ovo
Corrida de bicicleta
Pau dor cebo
15h – Desfiles cívicos
Local: Centro da Cidade
Participação da Banda Dom Luiz de Britto, Bandas Marciais das Escolas Estaduais, Projeto PSUI, Banda Marcial Isaque Bezerra – BAMIB.
19h – Descerramento dos Pavilhões
Local: Altar da Patria
19h30 – Santa Missa em Ação de Graças
Local: Igreja Matriz de Santo Amaro
História:
A cidade de Taquaritinga do Norte nasceu em meados do século XVIII. No início do século XIX, era um lugar já populoso, formado por terras pertencentes a dona Maria Ferraz de Brito, a qual dividiu sua propriedade em lotes, o que deu lugar ao desenvolvimento da povoação. Por conta da Lei Provincial 1 895, de 10 de maio de 1887, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade. O município é composto pelo distrito-sede, Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar e mais de 60 comunidades rurais.
Localizada no Agreste Setentrional Pernambucano, a bela e pacata Taquaritinga do Norte destaca-se pelo seu agradável clima de montanha, aliado às belezas naturais. Características que fazem da cidade, rota certa para os turista no interior do estado. Com uma população de pouco mais de 29 mil habitantes, a cidade oferece uma harmonia perfeita com o meio ambiente. Nos últimos anos vem apresentando índices significativo de desenvolvimento econômico, uma vez que faz parte da Rota da Moda e da Confecção. A agropecuária também ajuda esse desenvolvimento, pois cultiva um dos melhores cafés do país o que lhe rendeu o título de Capital do Café em Pernambuco, ofertado pela ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco), no ano de 2019.
É de Taquaritinga do Norte que sai mais 70% de todo café produzido em nosso estado. O café aqui produzido é da espécie Arábica Typica, primeira planta cafeeira a chegar ao Brasil no ano de 1727. O Café é o patrimônio genético da cidade. Quem aqui visita, toma, pode levar para uso e presentear, além, de realizar visitas aos sítios de café. (Com agendamento prévio). A melhor época para tal visitação é entre os meses de setembro e novembro, época da colheita e que o turista pode participar de todo processo.
Fonte: Prefeitura de Caruaru