A instalação de faixas de pedestres humanizadas e coloridas em locais de tráfego intenso, a construção de calçadas amplas e com acessibilidade, a colocação de totens, indicando equipamentos públicos de interesse da população; além de ciclovias nas áreas de maior fluxo comercial e de serviços e pontos de ônibus com telhado verde e rede de internet wif-fi, são algumas das melhorias propostas nos Planos de Mobilidade do Cabo de Santo Agostinho e de Sirinhaém, cidades localizadas no território estratégico de Suape.
Os documentos, elaborados em 12 meses, foram entregues na manhã desta quarta-feira (03) aos representantes do executivo dos respectivos municípios.
A solenidade aconteceu na sala do investidor, no edifício-sede do atracadouro pernambucano, e contou com a participação do diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot; da prefeita do município de Sirinhaém, Camila Machado; do vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José Arimatéia; de autoridades políticas das duas cidades, de colaboradores da estatal e de representantes da empresa responsável pelos Planos de Mobilidade.
“Foi com muita alegria que recebemos a consolidação do Plano de Mobilidade Urbana e Humana Sustentável para o município de Sirinhaém. Este instrumento vai balizar nossas ações e intervenções na infraestrutura, para melhorar a mobilidade das pessoas em nossa cidade. Sirinhaém se projeta para um novo momento de desenvolvimento e esse estudo será fundamental para redimensionar e preparar a cidade para acolher e humanizar a circulação de vidas e do progresso nesta região”, afirmou a prefeita do município, Camila Machado.
O vice-prefeito do Cabo de Santo Agostino, José Arimateia, ressaltou a importância da entrega. “É um plano de mobilidade urbana e humana, que alcança as pessoas. O estudo serve para ajustar o que foi mal planejado no passado e para nos orientar nas futuras intervenções. Estamos felizes e gratos pela entrega desse projeto pela empresa Suape”, ressaltou.
Entre as diversas ações propostas nos planos de mobilidade, também são sugeridas a construção de faixas de pedestres elevadas, a implantação de uma central de inteligência para monitorar a segurança local e a construção de passarelas sobre a linha férrea e rodovias para priorizar a circulação de pedestres e usuários do transporte público coletivo, garantindo a infraestrutura necessária e condições adequadas de segurança.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação