Orgulho e emoção. São essas as palavras que Hemanuelly Pontes, 35, e Fernando Simplício, 61, expressam para definir a profissão de trabalhador portuário. Os dois atuam no controle de tráfego marítimo do Porto de Suape e integram a equipe responsável pelo gerenciamento de entrada e saída das embarcações. Os profissionais representam os mais de 200 colaboradores que compõem o quadro funcional do atracadouro, considerado um dos principais portos públicos do Brasil.
A data de 28 de janeiro faz alusão à abertura dos portos brasileiros e ao comércio exterior em 1808, com a assinatura da Carta Régia pelo então imperador Dom João VI. A iniciativa foi um importante passo para o desenvolvimento econômico do Brasil, ainda sob o regime imperial. O Porto de Suape foi criado no final da década de 1970, objetivando o incremento da economia de Pernambuco e do Nordeste, com o aumento das exportações dos nossos produtos, e para agilizar a importação de insumos necessários ao crescimento da cadeia produtiva e de consumo da região.
Hemanuelly Pontes, mãe de uma filha adolescente, é a segunda mulher a trabalhar na Torre de Controle do Porto de Suape, que, ganhou, recentemente, novas e modernas instalações. A colaboradora ressalta, com alegria, a experiência positiva de atuar no tráfego marítimo. “Ser mulher na atividade portuária é desafiador. Historicamente, essa é uma atividade exercida majoritariamente por homens, por exigir mais força. Entretanto, com a evolução da tecnologia e da sociedade, a entrada das mulheres no segmento se tornou mais acessível. Fazer parte desse universo é muito gratificante. Sou apaixonada pelo que faço”, comenta a supervisora de Operações Portuárias. Ela ingressou em Suape há 10 anos, após ser aprovada em concurso público.
Com 26 anos de dedicação ao porto, Fernando Simplício, que atua no mesmo setor de Hemanuelly, comenta ter muito orgulho de pertencer aos quadros da estatal pernambucana. “É uma grande satisfação saber que o meu trabalho contribui para um segmento que impulsiona o crescimento da região”, pontua. “Se eu pudesse definir em uma única palavra o meu trabalho, eu diria que a expressão indicada seria ‘emoção’. Trata-se de uma área excelente para atuar. Sou profissionalmente realizado”, enfatiza Simplício, que ocupa cargo de agente operacional, é casado e pai de dois filhos.
“Suape é um porto-indústria que tem por finalidade promover evolução socioeconômica da região do Nordeste, contribuindo ativamente para a sustentabilidade da região. Nenhuma das conquistas do porto, em seus 44 anos de existência, seria possível sem a dedicação e o empenho dos trabalhadores portuários. Nossa eterna gratidão pelo profissionalismo de todos que fazem parte dessa grande família que movimenta o nosso porto durante os 365 dias do ano”, agradece o diretor-presidente de Suape, Francisco Martins. A estatal anunciou, recentemente, a estimativa de crescimento de 8% na movimentação de cargas em 2023. Essa perspectiva positiva é fruto dos projetos de inovação que serão implantados ao longo do ano, da melhoria da infraestrutura portuária e da chegada de novos empreendimentos ao complexo industrial portuário.
INOVAÇÃO
O Porto de Suape tem inovação no DNA. O atracadouro mantém parceria com o Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar), que tem por objetivo transformar o atracadouro no mais moderno do País. Localizado no Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, a instituição busca auxiliar a estatal no desenvolvimento de soluções inovadoras para renovar e agilizar as operações, além de suprir as necessidades de comunicação com o setor portuário nacional e internacional.
Recentemente, o Cesar entregou a primeira solução (um “MVP”, Produto Mínimo Viável) desenvolvida pela entidade que permitirá a integração e mais agilidade nas operações de cargas. O TOS (Terminal Operating System, Sistema de Operação de Terminal, em tradução livre) coloca Suape como pioneiro em um cenário digital do setor e traz maior conexão com a comunidade portuária.
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
A perspectiva para 2023 é de aumento de 8% na movimentação de cargas. Em 2022, mesmo com o prolongamento da pandemia de covid-19, a movimentação de cargas cresceu 12% em relação a 2021, totalizando 24,7 milhões de toneladas. Desse total, 72,1% (17.839.551 toneladas) representaram granéis líquidos (derivados de petróleo); 22,8% (5.625.728 t), cargas conteinerizadas; 2,7% (669.330 t), granéis sólidos; e 2,4% (591.741 t) carga geral solta. Entre as principais cargas movimentadas pelo porto estão combustíveis minerais, óleos minerais, produtos químicos e orgânicos, e cereais.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação
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