A rodada que começou perfeita para o Sport terminou desastrosa. Para completar, com o acesso do Grêmio, confirmado no domingo (23) após a vitória sobre o Náutico, só restam duas vagas para retornar à elite do futebol nacional.
As chances são mínimas, mas, matematicamente falando, ainda é possível. O site Probabilidades do Futebol, ligado ao Departamento de Matemática da UFMG, aponta que o Sport tem apenas 0,37%.
Ou seja, não basta vencer as duas rodadas que restam, o Leão da Ilha precisa ainda contar com o tropeço dos adversários.
Com 53 pontos, se o Sport ganhar os dois próximos jogos, contra Operário (em casa) e Vila Nova (fora), respectivamente, vai a 59. Atualmente, estão na frente do time de Claudinei Oliveira, o Bahia, com 58 pontos e 95,3% de chances de subir; o Ituano, com 54 e 7,1%; e o Londrina, também com 53, mas com um percentual de 0,45%.
A simulação não considerou os resultados do Vasco, que já tem 59 pontos e uma probabilidade de acesso na casa dos 96,7%
Se o Bahia perder os dois jogos, contra o Guarani e CRB, por qualquer placar; e Ituano e Londrina empatarem nas próximas rodadas, o Rubro-negro terminaria a Série B na quarta colocação, com 59 pontos, atrás do Vasco, mas à frente do Bahia, que ficaria com 58, em quinto. Ituano e Londrina encerrariam a competição com 56 e 55, em sexto e sétimo, respectivamente.
Para o técnico Claudinei Oliveira, é o momento de estudar o adversário e entrar no jogo para ganhar, ao invés de achar um culpado para as dificuldades.
O treinador acredita que é difícil subir com 59 pontos, mas quer encerrar a Segundona da melhor forma possível.
“Passamos quatro jogos sem perder e conquistamos 10 dos 12 pontos possíveis. Não podemos agora achar que tudo está errado. Vamos honrar a história do Sport e fazer a maioria dos pontos que puder”, declarou o treinador.
O Sport volta a campo na próxima sexta-feira, às 19h, contra o já rebaixado Operário.
Veja também
Tênis Copa do MundoLuisa Stefani supera Bia Haddad e é campeã de duplas em Guadalajara
Messi, Richarlison, Paquetá: medo de corte por lesão afeta atletas às vésperas da Copa
Fonte: Folha PE