A precarização do metrô do Recife foi tema de uma diligência externa do Congresso Nacional realizada, nesta segunda-feira (21), no Recife. Proposta pelo presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Humberto Costa (PT), e realizada em parceria com a Comissão de Trabalho da Câmara, representada pelo deputado Túlio Gadelha (Rede), a diligência reuniu representantes do governo federal, do governo estadual, dos trabalhadores e dos usuários. Após visitar as instalações e andar no metrô, Humberto disse que a situação é ainda mais preocupante do que se imaginava.
“É algo estarrecedor. Há um grave processo de sucateamento que se ampliou nos últimos quatro anos. Faltam recursos para custeio e para investimento. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que o metrô tem um potencial muito grande, seja pela expertise dos seus funcionários, seja pela sua dimensão. Por isso, a primeira coisa que temos que fazer neste momento é garantir que esse processo de sucateamento pare. Para isso, o governo federal precisa fazer um investimento significativo para recuperação de máquinas e de todo o sistema para garantir que a população possa transitar com segurança”, disse Humberto.
Segundo o senador, após a visita, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados vão elaborar relatórios para entregar ao ministro das Cidades, Jader Filho, e alertar sobre a gravidade da situação. “Há um sério risco da paralisação técnica do serviço, tamanha a precarização do metrô. A gente vai seguir acompanhando esse tema e cobrando investimentos. Não vamos sossegar até que possamos encontrar uma solução definitiva”, afirmou.
Além de Túlio e Humberto, acompanharam a agenda o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), os deputados estaduais João Paulo (PT), Rosa Amorim (PT) e Dani Portela (PSol) e a vereadora do Recife, Liana Cirne (PT). Também estiveram presentes, o superintendente da CBTU, Dorival Martins, o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Luiz Soares, o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, o chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Arian Bechara, o coordenador de Regulação à Mobilidade Urbana, Antônio Espósito Neto, e a presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, Eloisa Bastos Amorim.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação