Discutir sobre a prática de uma alimentação saudável e nutricionalmente balanceada no ambiente escolar é o foco do simpósio “Comer, comer é o melhor para poder crescer! – Os desafios da segurança alimentar e nutricional nas escolas”, que será realizado na próxima terça-feira (28), a partir das 13h30, no auditório do Compaz Dom Hélder, na Ilha do Leite. Neste sentido, especialistas nas áreas de nutrição, saúde pública, saúde infantil, alimentação escolar e primeira infância estarão reunidos para debater a importância da segurança alimentar para crianças e adolescentes, e como o ambiente escolar é fundamental neste processo.
O evento é promovido pelo Gabinete da Vice-prefeitura do Recife, em parceria com as secretarias de Saúde e de Educação do Recife, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e é direcionado para especialistas e profissionais da área.
A programação conta com a realização de duas mesas redondas. A primeira, com o tema “A importância do ambiente escolar na garantia do direito humano à alimentação adequada”, contará com a participação da pesquisadora Dra. Larissa Loures Mendes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da nutricionista e doutoranda Sabrina Gomes Ferreira Clark, da Prefeitura da Cidade do Recife, e da especialista Jéssica Santos, do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar.
A segunda mesa abordará “A regulamentação como ferramenta de garantia do direito humano à alimentação adequada”. Nesta ocasião estarão presentes no debate Giorgia Castilho Russo, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Tati Andrade, da Unicef, e a vice-prefeita e também nutricionista, Isabella de Roldão.
“Idealizamos esse simpósio por entender que precisamos ampliar as discussões sobre segurança alimentar na infância e que isso só é possível com o ambiente escolar inserido neste processo. É sem dúvida um grande desafio, mas adquirir hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada começa desde cedo, ou seja, ainda na infância, e a escola tem papel de suma importância. São temas como esses que vamos discutir com profissionais renomados no setor ”, destaca a vice-prefeita do Recife e idealizadora do evento, Isabella de Roldão.
O simpósio é gratuito e oferece 100 vagas. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/dur76LWV3zPPjdPw6.
SERVIÇO:
Simpósio – Comer, comer é o melhor para poder crescer! – Os desafios da segurança alimentar e nutricional nas escolas.
Dia: 28 de fevereiro de 2023
Hora: 13h30 às 18h30,
Local: Auditório do Compaz Dom Hélder – Rua Lourenço de Sá, 140 – Joana Bezerra.